Gestão de pessoas na atenção hospitalar pública e privada
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7558Palavras-chave:
Gestão de Recursos Humanos, Administração de Recursos Humanos em Hospitais, Mão de Obra em Saúde, Recursos Humanos em Hospital, Instituições de Saúde, Recursos Humanos e ServiçosResumo
Objetivo: identificar características do modelo de gestão de pessoas utilizado em hospitais de um município do interior do estado de Mato Grosso. Método: Estudo de caso desenvolvido em três hospitais, sendo dois privados e um público. Foram entrevistados quatro informantes-chave por meio de entrevista individual semiestruturada. Da análise temática emergiram três categorias: Estrutura da Gestão de Pessoas; Fragilidade na defesa do modelo de gestão de pessoas e Competências requeridas e desafios percebidos, discutidas a partir do referencial das funções da área de gestão de pessoas. Resultados: A gestão de pessoas no hospital público fica a cargo de duas pessoas, e no privado a uma. O enfoque centrou-se nos papeis da administração da infraestrutura com pouca completude do que as funções requerem, dificuldades de alinhamento do recrutamento e seleção por competências, sendo mais fácil o processo no âmbito privado. Empatia e humanização é evidenciada em um hospital como pilar da seleção. Não fica claro um modelo de gestão, nos hospitais privados, comentam da existência, mas não foi possível correlacionar articulação das ações. Percebe-se pluralidade de formas de vínculos no hospital público. Quanto as competências requeridas são mencionadas o conhecimento sobre gestão e habilidade em lidar com pessoas, sendo que os desafios estão no processo de seleção e a adesão dos profissionais ao emprego, além da gestão de conflitos e a relação do mercado de trabalho público e privado. Conclusão: A gestão de pessoas ainda é um campo a ser analisado frente os achados desse estudo, possível de aprimoramento das suas funções.
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