O pós-moderno e identidade: para onde se vai?

Autores

  • Welson Barbosa Santos Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) https://orcid.org/0000-0003-2695-389X
  • Paulo Vitor Teodoro Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFU https://orcid.org/0000-0003-0939-984X

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7680

Biografia do Autor

Welson Barbosa Santos, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP, Doutor em educação pela UFSCar, mestre em Educação pela UFU, licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba e Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins. É Professor Adjunto III na Universidade Federal de Uberlândia UFU, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Coordena o grupo de pesquisa MASCULINIDADES: Cultura, educação e Subjetividades - GPEMCES. Como pesquisador discute vulnerabilidade e risco de suicídio entre homens jovens e adolescentes, a partir de uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar, que visa o fortalecimento das identidades e subjetividades.

Paulo Vitor Teodoro, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFU

Licenciado em Química e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Doutor em Educação em Ciências, pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Nessa instituição, foi Coordenador de Iniciação Científica e Tecnológica, Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Ensino de Ciências e Matemática e Coordenador Adjunto do Programa Novos Caminhos/MEC. Atualmente é Professor no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da UFU e compõe o quadro de docentes permanentes do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Ensino de Química/Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: modelos e modelagem, Educação Ambiental, Inclusão e Educação de Jovens e Adultos.

Referências

Foucault M. Ditos e Escritos volume IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2004. 464 p.

Hall S, Woodward K. Identidade e Diferença. Petrópolis: Editora Vozes; 2003. 133 p.

Santos WB. Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção obrigatória e a desconstrução necessária. São Paulo: Intermeios; 2016. 176 p.

Le Goff J. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Fundação Editora da UNESP; 1988. 160 p.

Kristeva J. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco; 1994. 176 p.

Hall S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A; 2006. 102 p.

Foucault M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal; 2007. Vol. 1. 176 p.

Habermas J. Teoria de la acción comunicativa: crítica de la razón funcionalista (Tomo II). Madrid: Taurus; 1992. 689 p.

Habermas J. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; 1990. 271 p.

Burshatin I. The Moor in the text: metaphor, emblem, and silence. In: Gates Jr HL (ed.). “Race”, writing and difference. Chicago/London: The University of Chicago Press; 1999.

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Santos, W. B. ., & Teodoro, P. V. . (2024). O pós-moderno e identidade: para onde se vai?. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(1), e7680. https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7680

Edição

Seção

Editorial