Fatores associados ao engajamento em trabalhadores de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7780

Palavras-chave:

Gestão em enfermagem, Trabalhador de enfermagem, Engajamento, Recursos Humanos

Resumo

Introdução: Engajamento é sinônimo de envolvimento, e os trabalhadores optam por se engajar, em um ambiente motivador, ao descobrirem conexão com seu trabalho. O alto engajamento da enfermagem é essencial para promover segurança, qualidade e uma melhor experiência ao paciente. Objetivo: O estudo tem como objetivo mensurar o engajamento dos trabalhadores de enfermagem e verificar a associação entre o engajamento e as variáveis ??sociodemográficas desses trabalhadores. Método: Pesquisa quantitativa, transversal, com 210 trabalhadores de enfermagem, do Serviço Materno-Infantil, de um hospital privado e filantrópico, da cidade de São Paulo – SP. A coleta de dados ocorreu em 2022, por meio da plataforma digital REDcap®, com questões sociodemográficas e a UWES-9 (Utrecht Work Engagement Scale). Foram realizadas análises descritivas e as correlações entre as variáveis ??foram obtidas por meio do coeficiente de correlação de Spearman, utilizando o software livre R versão 4.2.2 para as análises. Resultado: Para metade dos respondentes, todas as dimensões e a pontuação total da escala apresentaram valores medianos acima de 5,00, indicando alto engajamento dos trabalhadores. As variáveis ??idade e categoria profissional tiveram associação estatística positiva com o engajamento, sendo identificado que os trabalhadores de enfermagem que não apresentaram problema de saúde no último mês tiveram maior pontuação mediana. Conclusão: O estudo apresentou alto engajamento dos participantes, com todos os itens pontuando maior ou igual a 5,00. O engajamento correlacionou-se positivamente com as variáveis ??idade, com maior engajamento entre as idades mais avançadas, e com a categoria profissional, que apresentou maior pontuação mediana entre auxiliares e técnicos de enfermagem, 5,33, enquanto os enfermeiros tiveram pontuação mediana de 5,06.

Biografia do Autor

Ana Paula Carvalho Campos, Hospital Israelita Albert Einstein

Enfermeira.  Mestre em Gerenciamento em Enfermagem. Enfermeira Assistencial no Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo/SP.

Patrícia Campos Pavan Baptista, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Pós-doutora em enfermagem. Professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP.

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Carvalho Campos, A. P., & Campos Pavan Baptista, P. (2024). Fatores associados ao engajamento em trabalhadores de enfermagem. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(2). https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7780

Edição

Seção

Artigos originais