Análise de queixas e possíveis sintomas vocais em agentes comunitários de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v13i00.8005

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Saúde Ocupacional, Condições de Trabalho, Voz

Resumo

Objetivo: analisar as queixas e sintomas vocais de agentes comunitários de saúde. Método: estudo transversal com 64 agentes comunitários de saúde atuantes num Distrito Sanitário de uma capital do Nordeste. Utilizou-se um questionário autoaplicado, constituído por duas seções: uma relativa à caracterização (dados sociodemográficos e laborais) e a Escala de Sintomas Vocais. Os dados foram analisados, por meio de frequência absoluta e relativa. Resultados: a maioria do do gênero feminino, casada, com o ensino médio completo, residindo na microárea que trabalha e cumpre carga horária de 40 horas semanais e 48% classifica sua voz como boa. Os sintomas vocais com maior ocorrência foram dor de garganta e tosse/pigarro, no domínio físico. Conclusão: poucas foram as queixas e sintomas vocais relatados, trazendo a reflexão: a temática voz não é um assunto abordado por estas profissionais, podendo gerar uma falta de conhecimento sobre sua ferramenta de comunicação, que exprime diretamente em sua autopercepção vocal. A exposição ocupacional, sobretudo, o desgaste vocal intrínseco as atribuições, tem particularidades específicas ao trabalho realizado no cenário do Sistema Único de Saúde possui.

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Publicado

2025-02-19

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Análise de queixas e possíveis sintomas vocais em agentes comunitários de Saúde. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 13, n. 00, p. e025005, 2025. DOI: 10.18554/refacs.v13i00.8005. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/8005. Acesso em: 17 maio. 2025.