METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: POTENCIAL DOS GRUPOS REFLEXIVOS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS

Autores

  • Paula Tatiana Cardoso
  • Daniel Marinho Cezar da Cruz
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1096

Resumo

Este estudo teve por objetivo descrever e discutir a vivência curricular com “Grupos Reflexivos da Prática”na formação, a partir da perspectiva de docentes e alunos de um curso de graduação em TerapiaOcupacional. Esta é uma pesquisa qualitativa, realizada com 26 alunos e dois docentes numa universidadepública, em 2011. A análise temática categorial possibilitou três categorias: o Grupo Reflexivo como espaçode aprendizagem: construção coletiva e desenvolvimento profissional, O processo de aprender a aprendere, O papel do facilitador e o sentido do “Grupo de Reflexão da Prática. Verificou-se que a atividade educativaem questão indica potencial positivo da estratégia metodológica utilizada com pequenos grupos paradiscussão da prática. O grupo apresentou-se como um espaço dinâmico e significativo, em que impressões,vivências, dúvidas e angústias referentes à prática puderam ser relatadas, refletidas, discutidas ecompartilhadas entre os alunos e docentes, com os fundamentos teóricos pertinentes aos temas.

Descritores: Educação; Terapia ocupacional; Aprendizagem baseada em problemas.

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: POTENCIAL DOS GRUPOS REFLEXIVOS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 3, n. 3, 2015. DOI: 10.18554/refacs.v3i3.1096. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1096. Acesso em: 9 maio. 2025.