Construção e validação de instrumento para cadastro de crianças e adolescentes com doença crônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v10i1.5149

Palavras-chave:

Estudos de validação, Coleta de dados, Doença crônica, Criança, Adolescente.

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever a construção e validação de um instrumento de cadastro de crianças e adolescentes com doença crônica. Esta é uma pesquisa metodológica, com aplicação da técnica Delphi, em duas etapas com cinco juízes e um teste piloto com a participação dos cuidadores das crianças e adolescentes, realizado entre 2014 a 2016. Para a construção do instrumento foi realizada revisão e pesquisa em outros instrumentos utilizados por sistemas de informação em saúde. Para análise das pertinências das variáveis, utilizou-se o percentual de concordância entre os juízes de com ponto de corte de 80%, a versão final foi aprovada por 100% dos juízes com alpha de Cronbach 0,89. No processo de validação, os juízes emitiram parecer sobre os atributos do instrumento, estes foram organizados e agrupados pela análise de conteúdo em: Destacando os aspectos positivos do instrumento e Limitações apresentadas pelo instrumento. Foram consideradas duas versões revistas pelos juízes, de modo que o instrumento validado alcançou 131 questões, mostrando-se adequado para os serviços de saúde que atendem o público com vistas a identificação e o levantamento e acompanhamento das condições sociais, econômicas, bem como do processo saúde e doença, rede de serviços acessada pela família e dinâmica familiar da criança e adolescente com doença crônica.

Biografia do Autor

Yana Balduino Araújo, Faculdade de Medicina Nova Esperança-FAMENE

Professor Adjunto da Faculdade de Medicina Nova Esperança e da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Araújo, Y. B., Santos, S. R. dos, & Nascimento, J. A. (2021). Construção e validação de instrumento para cadastro de crianças e adolescentes com doença crônica. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 10(1), 9–20. https://doi.org/10.18554/refacs.v10i1.5149

Edição

Seção

Artigos originais