Challenges of motherhood in the academic period: integrative review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6226

Keywords:

Women, Students, Universities

Abstract

Objective: to identify studies about the challenges of motherhood in the academic period. Methods: integrative review, without time limits, in the Virtual Health Library, PubMed and Scientific Electronic Library Online databases, between February and March 2022. Results: six articles were selected that identified the challenges of motherhood in the academic period. Among the main units of meaning, the following stand out: lack of support from family and university, breastfeeding difficulties, economic difficulties and changes in the student's physical and emotional health. Conclusion: the studies showed that mothers in university face numerous challenges, and support from family members and universities is essential so that they can continue their studies.

Author Biographies

Jennefer Luana dos Santos Costa, Curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Acadêmica em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Marilene Loewen Wall, Curso de Graduação em Enfermagem da UFPR

Enfermeira Obstétrica. Mestra e Doutora em Enfermagem. Professora Titular da UFPR, Curitiba/PR

Tatiane Taiz da Paixão, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR, Curitiba/PR

Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR

Enfermeiro. Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR, Curitiba/PR

References

Feclesc NB. Mulher e universidade: a longa e difícil luta contra a invisibilidade. In: Conferência internacional sobre os setes saberes para a educação do presente [Internet]. 2010; Fortaleza, CE: UECE; 2010 [citado em 12 abr 2022]. Disponível em: http://www.uece.br/setesaberes/anais/pdfs/trabalhos/420-07082010-184618.pdf

Gomes LLB. Mulher, mãe e universitária: desafios e possibilidades de conciliar a maternidade à vida acadêmica [Internet]. [Monografia]. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba; 2020 [citado em 01 mar 2022]. 68 p. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17638

Reis SAS. Ser mãe na universidade: uma análise da percepção de alunas gestantes e nutrizes acerca das políticas de assistência social de uma IFES [Internet]. [Monografia]. Mariana, MG: Universidade Federal de Ouro Preto; 2017 [citado em 22 abr 2022]. Disponível em: https://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/590

Vieira AC, Souza PBM, Rocha DSP. Vivências da maternidade durante a graduação: uma revisão sistemática. Rev Cocar [Internet]. 2019 [citado em 12 abr 2022]; 13(25):532-52. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2172

Urpia AMO, Sampaio SMR. Tornar-se mãe no contexto acadêmico: dilemas da conciliação maternidade - vida universitária. Revista Recôncavos [Internet]. 2009 [citado em 12 abr 2022]; 2(4):30-43. Disponível em: https://core.ac.uk/display/230628966

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. [Internet]. 2008 [citado em 20 mar 2022]; 17(4):758-64. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latinoam Enferm. [Internet]. 2007 [citado em 21 mar 2022]; 15(3):508-11. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

Melo FMS, Santos MP, Sousa LB, Holanda VMS, Araújo MFM, Joventino ES, et al. Experiências de estudantes internacionais ao gestar longe do seu país de origem. Av Enferm. [Internet]. 2018 [citado em 21 mar 2022]; 36(3):355-64. DOI: http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v36n3.65010

Mata RMH. Las jóvenes madres solteras universitarias: Apoyo en el cuidado de los(as) hijos(as). Cult Cuid. [Internet]. 2019 [citado em 2 abr 2022]; 23(54):217-30. Disponível em: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/96332/1/CultCuid_54-217-230.pdf

Soares LS, Bezerra MAR, Silva DC, Rocha RC, Rocha SS, Tomaz RAS. Vivência de mães na conciliação entre aleitamento materno e estudos universitários. Av Enferm. [Internet]. 2017 [citado em 2 abr 2022]. 35(3):284-92. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v35n3.61539

West JM, Power J, Hayward K, Joy P. An exploratory thematic analysis of the breastfeeding experience of students at a Canadian university. Journal of human lactation: official journal of International Lactation Consultant Association. J Hum Lact. [Internet]. 2017 [citado em 2 abr 2022]; 33(1):205-13. DOI: 10.1177/0890334416679621

Aponte MRE, Correa DRV. Calidad de vida de madres adolescentes estudiantes universitarias. Rev Colomb Psiquiatr. [Internet]. 2012 [citado em 2 abr 2022]; 41(3):536-49. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003474502012000300006&lng=en

Menezes RS, Santos TS, Veloso NO, Freitas VN, Santos MS, RAHIM AAR. Maternidade, trabalho e formação: lidando com a necessidade de deixar os filhos. Constr Psicopedag. [Internet]. 2012 [citado em 28 mar 2022]; 20(21):23-47. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=dade de deixar os filhos (bvsalud.org)

Brito KHF, Avena KM, Portilho LME, Pereira MA, Quintanilha LF. Maternidade, paternidade e vida acadêmica: impactos e percepções de mães e pais estudantes de medicina. Rev Bras Educ Méd. [Internet]. 2021 [citado em 01 abr 2022]; 45(4):e233. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210309

Sousa MAS, Souza CJ, Nascimento PAS, Silva ZA, Melo SP. Maternidade e Educação: desafios e possibilidades de acesso e permanência na UFPI campus Ministro Reis Velloso. Piauí [Internet]. 2017 [citado em 01 abr 2022]. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/join/2017/TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID1074_15092017210703.pdf

Bitencourt SM. A maternidade para um cuidado de si: desafios para a construção da equidade de gênero. Estud Sociol. [Internet]. 2019 [citado em 10 abr 2022]; 24(47):261-81. DOI: 10.52780/res.11407

Vieira AC. Vivências da maternidade durante a graduação: uma revisão sistemática. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Altamira, PA: Universidade Federal do Pará; 2018 [citado em 01 mar 2022]. 26 p. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/vi

Santos LS, Martins KSBS, Justi J. “Tornar-se mãe” durante a formação acadêmica: desafios da maternidade sob a perspectiva educacional e sociológica. Contribuciones a las Ciencias Sociales [Internet]. 2020 [citado em 10 abr 2022]; 65:1-18. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7760465

Gandolfi FRR, Gomes MFP, Reticena KO, Santos MS, Damini NMAV. Mudanças na vida e no corpo da mulher durante a gravidez. Braz J Surg Clin Res. [Internet]. 2019 [citado em 10 abr 2022]; 27(1):126-31. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20190607_200629.pdf

Published

2023-03-31

How to Cite

dos Santos Costa, J. L. ., Loewen Wall, M. ., Taiz da Paixão, T., & da Rocha Santos da Silva, M. V. . (2023). Challenges of motherhood in the academic period: integrative review. JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT, 11(1), e6226. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6226