Qualidade de vida de cuidadores informais de crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7678Keywords:
Quality of Life, Caregivers, Autism Spectrum Disorder, Child, International Classification of Functioning, Disability and HealthAbstract
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e a satisfação de cuidadores informais de crianças com Transtorno do Espectro Autista, e correlacionar com o comprometimento das habilidades da criança e com os fatores ambientais facilitadores e barreiras. Métodos: Foram avaliados 16 cuidadores informais de crianças atendidas no Centro Especializado de Reabilitação III. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o WHOQOL-BREF, uma ficha de dados sociodemográficos, a Escala de Classificação de Autismo na Infância e os fatores ambientais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Os resultados foram apresentados em valores absolutos e frequência e submetidos ao Teste de Correlação de Spearman. Resultados: 87,5% dos cuidadores eram do sexo feminino com idade entre 30 e 50 anos. A qualidade de vida apresentou correlação moderada com os fatores de apoio e relacionamentos de amigos (e320; p=0,032; rho 0,538) e com os fatores atitudes individuais de amigos (e420; p=0,015; rho 0,595); já a satisfação com a saúde apresentou correlação moderada com os fatores apoio e relacionamentos de amigos (e320; p=0,012; rho 0,609) e com os fatores normas, práticas e ideologias sociais (e465; p=0,040; rho 0,517). Conclusão: A qualidade de vida dos cuidadores avaliados foi impactada pelo apoio e relacionamentos de amigos e atitudes individuais de amigos. A satisfação com a qualidade de vida demonstrou relação com o apoio e relacionamentos de amigos e da variável de normas, práticas e ideologias sociais.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Each of the authors of the manuscript must complete and sign a copy of Statement of Responsibility and Copyright Transfer Agreement, which must be attached, by the submitting author, in step 4 of the submission process in the journal system (Click on the "Browse" option, select the file that should be inserted in pdf format, click on the "Download" button, in the "Title" field type: Declaration of responsibilities, then click the "Save and Continue" button and proceed with the submission process.
Note: Including scanned signature will not be accepted. Each author of the manuscript must complete a declaration individually.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.