Grupo de Ginástica Orientada na Terceira Idade: condições funcionais e adesão
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v2i1.1143Palabras clave:
Idoso, Promoção da Saúde, GinásticaResumen
Este é um estudo quantitativo realizado de 2011 a 2013 com o objetivo de caracterizar o grupo de ginástica orientada realizada por uma equipe multiprofissional quanto às condições funcionais e à adesão. Participaram do estudo 27 idosos do grupo “Saúde em Movimento” que foram submetidos à avaliação da pressão arterial, índice de massa corporal, circunferência da cintura, flexibilidade e equilíbrio. A adesão foi verificada nos arquivos de frequência. Os resultados demonstraram predominância do sexo feminino; idade de 70,4 anos; tempo no grupo de 23,6 meses; teste de equilíbrio e mobilidade de 10,8 segundos, apontando risco de queda em 56% do grupo. A adesão foi de 6% entre 2011 a 2013. Com base na avaliação, foi proposta uma intervenção de exercícios específicos para as necessidades do grupo, com frequência semanal de três vezes e duração de 60’. Observou-se que, dentre as condições físicas avaliadas, o equilíbrio corporal é um fator importante de risco para quedas, portanto a intervenção contínua e específica pode proporcionar melhora físico-funcional nesse grupo.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.