La educación en salud en el contexto de la atención primaria en salud
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v5i0.2261Palabras clave:
Política de salud, Educación en salud, Participación socialResumen
Este estudio tuvo como objetivo identificar la concepción de educación en salud así como la comprensión de los gerentes y coordinadores del Centro de Educación en Salud acerca de sus papeles en la efectivación de las actividades y prácticas, en el municipio de Uberaba/MG, Brasil. Se trata de una investigación cualitativa, realizada a partir de entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido temático. Participaron ocho gerentes de los servicios de atención primaria a la salud. A partir de la investigación se puede afirmar que prevalece entre los gerentes de las unidades de salud una visión reduccionista y equivocada sobre el significado y las perspectivas de prácticas de educación en salud, contribuyendo a la reproducción de prácticas tradicionales de educación en salud en el contexto de las Unidades Básicas de Salud.
Citas
Brasil. Lei n. 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providencias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF); 1990 set 20; Seção 1:18055-9. [Acesso em 10/11/2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm.
Couto IRR, Marins DS, Espirito Santo FH, Neves OS. Saber e prática: a educação em saúde como elo facilitador no processo de cuidar. Rev pesq cuid fundam (online). 2013; 5(1):3485-92. [acesso em: 22/10/2016]. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1422/pdf_708
Jacobina RR, Souza IPMA. Educação em saúde e suas versões na história brasileira. Rev Baiana de Saúde Públ. 2009; 33(4):618-27. [Acesso em 10/11/2016] Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/
Ministério da Saúde (Br). Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base - documento I. Brasília (DF). 2007. [Acesso em 09/11/2016] Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/dir_ed_sau.pdf .
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília (DF). [Acesso em 10/11/2016]. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.
Ministério da Saúde (Br). Política Nacional de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília (DF); 2012. [Acesso em 12/11/2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_basica_2006.pdf
Colomé JS, Oliveira DLLC. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enferm [online]. 2012; 21(1): 177-84. [Acesso em 10 de outubro de 2015]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n1/a20v21n1.pdf
Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm [online]. 2013; 22(1):224-30. [Acesso em: 24 set. 2016.] Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072013000100027&script=sci_abstract&tlng=pt
Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2014 [cited 2017 Apr 24]; 19(3):847-52. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300847&lng=en.
Santos AS, Mendonça FTNF, Silva DD, Souza MC, Pacífico LL, Paiva MHP. Atualização de profissionais para a prática de educação em saúde com grupos de idosos. REFACS (online) 2015; 3(2):113-21 [Acesso em 20 out. 2016]. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1089/959
Moraes MCL. Promoção da saúde: visitando conceitos e ideias. REFACS (online) 2017; 5(1): 75-79. [Acesso em 20 de fev. de 2017]. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1917/1936
Pinafo E, Nunes EFPA, González AD, Garanhani. Relações entre concepções e práticas de educação em saúde na visão de uma equipe de saúde da família. Trab Educ Saúde. 2011; 9(2):201-21. [Acesso em 15 de nov. de 2016]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462011000200003
Penna CMM, Alves M, Brito MJM, Abreu T, Soares CE. O trabalho do gerente no cotidiano das Unidades Basicas de Saúde. REME - Rev Min Enferm. 2004; 8(4):455-63. [Acesso em 11 de out. de 2015]. Disponível em http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/705
Oliveira SRG; Wendhausen ALP. (Re)significando a educação em saúde: dificuldades e possibilidades da Estratégia Saúde da Família. Trab educ saúde. 2014; 12(1):129-47. [Acesso em 20 de set 2016]. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100008&lng=en&nrm=iso>.
Franco TAV, Silva JLL, Daher DV. Educação em saúde e a pedagogia dialógica: uma reflexão sobre grupos educativos na atenção básica. Informe-se em promoção da saúde 2011; 7(2):19-22. [Acesso em 25 de out. de 2015]. Disponível em: http://www.uff.br/promocaodasaude/grpos%20ed.pdf
Lorenzetti J, Manzoni GMM, Assuiti LFC, Pires DEP, Ramos FRS. Gestão em saúde no Brasil: diálogo com gestores públicos e privados. Texto Contexto Enferm. 2014; 23(2):417-25. [Acesso em 22 de out. de 2015]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n2/pt_0104-0707-tce-23-02-00417.pdf
Silva YC, Roquete FF. Competências do gestor em serviços de saúde: análise da produção científica, no período de 2001 a 2011. RAS. 2013; 15(58):2-12 [Acesso em 21 de out. de 2015]. Disponível em http://cqh.org.br/portal/pag/secao.php?p_nsecao=106
Coelho ES, Cortez DCM, Rodrigues CN, Noronha FMF, Santiago LCP. Perfil dos gestores de Unidades Básicas de Saúde em São Luis-MA. Rev Invest Bioméd. 2015; 7(1)43-52. [Acesso em 9 de out. de 2016]. Disponível em: http://www.ceuma.br/revistaeletronica/index.php/RIB/article/view/160/89
Uberaba. Prefeitura Municipal de Uberaba. Plano Municipal de Saúde 2014-2017. Uberaba (MG). 2014.
Garcia CA, Meneguci J, Bastos MAR. Ações de educação permanente na saúde pública brasileira: uma revisão Integrativa. REFACS (online) 2015; 3(3):194-205. [Acesso em 11/11/2016]. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1237/1107
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.