Análisis de las competencias del tutor a distancia en los cursos de Gestión de Salud en el Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4209Palabras clave:
Educación a distancia, Evaluación educacional, Mentores.Resumen
En este trabajo se analizaron los requisitos necesarios para actuar como tutor a distancia en los cursos de especialización en Gestión de la Salud que ofrece el Sistema de Universidad Abierta en el Brasil. El objetivo fue analizar los requisitos necesarios para el puesto de tutor a distancia en las convocatorias de selección. A través de un análisis documental, se analizaron las convocatorias de selección de tutores a distancia publicadas entre 2013 y 2015. Esta investigación presenta un enfoque cuantitativo de tipo descriptivo y exploratorio. Entre las 23 instituciones de educación superior que ofrecen el curso, en sólo el 65,1% se localizaron las convocatorias para la selección de tutores. En el análisis de las convocatorias, el 66,7% de las instituciones requirió que los tutores fueran capacitados en el área de la salud. En cuanto a la experiencia docente, sólo el 46,7% tenía ese requisito. En cuanto a la experiencia previa en educación a distancia, sólo el 13,3% exigió que el tutor tuviera conocimientos y otro 13,3% valoró inicialmente tener experiencia en educación a distancia. Se encontró que la mayoría requería habilidades cognitivas en detrimento de las funcionales, conductuales, políticas y éticas. Se recomienda que las instituciones educativas evaluadas mejoren los procesos de selección de los tutores.
Citas
Presidência da República (Brasil). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez 1996 [citado em 03 set 2020]. Coleção 1, p. 27833. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. [Dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade semi-presencial] [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez 2004 [citado em 03 set 2020]. Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf
Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 out 2016 [citado em 03 set 2020]. Seção 1, p. 21. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf
Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino à Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez 2019 [citado em 03 set 2020]. Seção 1, p. 131. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-2117-2019-12-06.pdf
Mendonça MH. Fundamentos da educação a distância In: Mendonça MH, Maftum MA, Mazza VA. Contextualizando a tutoria em EAD. Curitiba: Ed. UFPR; 2005. p. 1-39.
Presidência da República (Brasil). Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez 2005 [citado em 03 set 2020]. Coleção 3, p. 1. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Dec_5622_191205.pdf
Leitzke RR, Silva MFS. Educação à distância na atualidade: contribuições do Sistema Universidade Aberta do Brasil para o acesso à educação superior. In: Vargas JEN. Educação a distância e seus espaços de formação: artigos do curso de especialização em Gestão de Polos. Pelotas, RS: Editora Universitária UFPEL; 2012. p. 215-29.
Ministério da Educação (Brasil), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sobre a UAB [Internet]. Brasília, DF: CAPES; 2014 [citado em 02 ago 2018]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab
Rodrigues CAF, Schmidt LM. Introdução à educação à distância. Ponta Grossa, PR: NUTEAD/UEPG; 2010.
Almeida VO, Silva HTH, Bonamigo AW. Aprendizagem baseada em problemas na educação à distância e as influências para educação em saúde: uma revisão integrativa [Internet]. Rev Bras Aprend Aberta [Internet]. 2018 [citado em 27 ago 2020]; 17(1):1-27. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/24/250
Pereira JL. O cotidiano da tutoria. In: Corrêa J. Educação à distância – orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed; 2007.
Machado LM, Machado EC. O papel da tutoria em ambientes de EaD: curso de formação dos tutores presenciais e à distância. Brasília, DF: UNB; 2006.
Emerenciano MSJ, Sousa CAL, Freitas LG. Ser presença como educador, professor e tutor. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação a Distância; 2001; Brasília, DF. Brasília, DF: ABED; 2001 [citado em 27 ago 2020]. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/695/2005/11/ser_presenca_como_educador,_professor_e_tutor_
Aretio LG. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel; 2002. p. 88-92.
Niskier A. Os aspectos culturais e a EAD. In: Litto, FM, Formiga MMM. Educação à distância. São Paulo: Pearson; 2009. p. 28-33.
Gutierrez F, Prieto D. A Mediação pedagógica: educação a distância alternativa. Campinas, SP: Papirus; 1994. p. 62-80.
Gonzales M. O tutor na EAD: dimensões e funções que fundamentam sua prática tutorial. In: Gonzalez M. Fundamentos da tutoria em educação à distância. São Paulo: Avercamp; 2005. p. 47-50.
Tecchio EL, Dalmau MPL, Moretto SM, Nunes TS, Melo PA. Competências fundamentais ao tutor de ensino a distância. Rev Dig CVA [Internet]. 2009 [citado 20 out 2019]; 21(6):1-12. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698217439
Paiva KCM, Barros VR, Mendonça JRC, Santos AO, Dutra MRS. Um estudo em uma instituição brasileira: competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração. TMStudies [Internet]. 2014 [citado em 27 ago 2020]; 10(Esp):121-8. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/tms/v10nEspecial/v10a15.pdf
Gil AC. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas; 2007. p. 17-22.
Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4ed. São Paulo: Atlas; 2017.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ed. São Paulo: Hucitec; 2006.
Mattar J, Rodrigues LMM, Czeszak W, Graciani J. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educ Rev. [Internet]. 2020 [citado em 27 ago 2020]; 36(e217439):1-23. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698217439
Oliveira ESG, Santos L. Tutoria em educação à distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Rev Diálogo Educ [Internet]. 2013 [citado em 20 out 2019]; 13(38):203-23. DOI: 10.7213/dialogo.educ.7642
Santos ES, Schneider HN. Saberes e competências para a tutoria à distância reflexiva e formativa: perspectivas teóricas e estratégias para a formação de educadores na modalidade EaD. Workshop de Informática na Escola. In: Anais do 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação; 2014; Dourados, MS. Dourados, MS: Universidade Federal da Grande Dourados, Sociedade Brasileira de Computação; 2014. p. 477-481.
Mercado LPL. Dificuldades na educação a distância online [Internet]. In: Anais do 13º Congresso Internacional de Educação à Distância; 2007; Curitiba, PR. Curitiba, PR: ABED; 2007 [citado em 05 ago 2018]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200761718PM.pdf
Universidade Federal de Alagoas, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância. Guia do tutor [Internet]. Maceió: UFAL; 2015 [citado em 27 ago 2020]. Disponível em: https://ufal.br/ufal/noticias/2015/04/guias-da-educacao-a-distancia-ganham-novas-versoes-e-ja-estao-disponiveis/guia-do-tutor-1.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.