Análise das competências do tutor a distância nos cursos de Gestão em Saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4209Palavras-chave:
Educação a distância, Avaliação educacional, Mentores.Resumo
Este trabalho analisou as exigências necessárias para atuar como tutor a distância nos cursos de especialização em Gestão em Saúde ofertado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo foi analisar exigências requeridas ao cargo de tutor a distância em editais de seleção. Por meio de uma análise documental foram analisados os editais de seleção de tutores a distância publicados entre os anos de 2013 e 2015. Essa pesquisa apresenta abordagem quantitativa do tipo descritiva e exploratória. Dentre as 23 Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso, somente 65,1% foram localizados os editais de seleção de tutores. Na análise dos editais, 66,7% das instituições exigiam dos tutores formação na área de saúde. Quanto a experiência docente somente 46,7% apresentavam tal exigência. Quanto a experiência prévia em ensino a distância, somente 13,3% exigiam que o tutor deveria ter conhecimento e outros 13,3% valorizavam inicialmente ter experiência no Ensino à distância. Constatou-se que a maioria exigia as competências cognitivas em detrimento das funcionais, comportamentais, políticas e ética. Recomenda-se que as instituições de ensino avaliadas aperfeiçoem os processos seletivos de tutores.
Referências
Presidência da República (Brasil). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez 1996 [citado em 03 set 2020]. Coleção 1, p. 27833. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. [Dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade semi-presencial] [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez 2004 [citado em 03 set 2020]. Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf
Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 out 2016 [citado em 03 set 2020]. Seção 1, p. 21. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf
Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino à Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez 2019 [citado em 03 set 2020]. Seção 1, p. 131. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-2117-2019-12-06.pdf
Mendonça MH. Fundamentos da educação a distância In: Mendonça MH, Maftum MA, Mazza VA. Contextualizando a tutoria em EAD. Curitiba: Ed. UFPR; 2005. p. 1-39.
Presidência da República (Brasil). Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez 2005 [citado em 03 set 2020]. Coleção 3, p. 1. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Dec_5622_191205.pdf
Leitzke RR, Silva MFS. Educação à distância na atualidade: contribuições do Sistema Universidade Aberta do Brasil para o acesso à educação superior. In: Vargas JEN. Educação a distância e seus espaços de formação: artigos do curso de especialização em Gestão de Polos. Pelotas, RS: Editora Universitária UFPEL; 2012. p. 215-29.
Ministério da Educação (Brasil), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sobre a UAB [Internet]. Brasília, DF: CAPES; 2014 [citado em 02 ago 2018]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab
Rodrigues CAF, Schmidt LM. Introdução à educação à distância. Ponta Grossa, PR: NUTEAD/UEPG; 2010.
Almeida VO, Silva HTH, Bonamigo AW. Aprendizagem baseada em problemas na educação à distância e as influências para educação em saúde: uma revisão integrativa [Internet]. Rev Bras Aprend Aberta [Internet]. 2018 [citado em 27 ago 2020]; 17(1):1-27. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/24/250
Pereira JL. O cotidiano da tutoria. In: Corrêa J. Educação à distância – orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed; 2007.
Machado LM, Machado EC. O papel da tutoria em ambientes de EaD: curso de formação dos tutores presenciais e à distância. Brasília, DF: UNB; 2006.
Emerenciano MSJ, Sousa CAL, Freitas LG. Ser presença como educador, professor e tutor. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação a Distância; 2001; Brasília, DF. Brasília, DF: ABED; 2001 [citado em 27 ago 2020]. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/695/2005/11/ser_presenca_como_educador,_professor_e_tutor_
Aretio LG. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel; 2002. p. 88-92.
Niskier A. Os aspectos culturais e a EAD. In: Litto, FM, Formiga MMM. Educação à distância. São Paulo: Pearson; 2009. p. 28-33.
Gutierrez F, Prieto D. A Mediação pedagógica: educação a distância alternativa. Campinas, SP: Papirus; 1994. p. 62-80.
Gonzales M. O tutor na EAD: dimensões e funções que fundamentam sua prática tutorial. In: Gonzalez M. Fundamentos da tutoria em educação à distância. São Paulo: Avercamp; 2005. p. 47-50.
Tecchio EL, Dalmau MPL, Moretto SM, Nunes TS, Melo PA. Competências fundamentais ao tutor de ensino a distância. Rev Dig CVA [Internet]. 2009 [citado 20 out 2019]; 21(6):1-12. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698217439
Paiva KCM, Barros VR, Mendonça JRC, Santos AO, Dutra MRS. Um estudo em uma instituição brasileira: competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração. TMStudies [Internet]. 2014 [citado em 27 ago 2020]; 10(Esp):121-8. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/tms/v10nEspecial/v10a15.pdf
Gil AC. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas; 2007. p. 17-22.
Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4ed. São Paulo: Atlas; 2017.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ed. São Paulo: Hucitec; 2006.
Mattar J, Rodrigues LMM, Czeszak W, Graciani J. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educ Rev. [Internet]. 2020 [citado em 27 ago 2020]; 36(e217439):1-23. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698217439
Oliveira ESG, Santos L. Tutoria em educação à distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Rev Diálogo Educ [Internet]. 2013 [citado em 20 out 2019]; 13(38):203-23. DOI: 10.7213/dialogo.educ.7642
Santos ES, Schneider HN. Saberes e competências para a tutoria à distância reflexiva e formativa: perspectivas teóricas e estratégias para a formação de educadores na modalidade EaD. Workshop de Informática na Escola. In: Anais do 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação; 2014; Dourados, MS. Dourados, MS: Universidade Federal da Grande Dourados, Sociedade Brasileira de Computação; 2014. p. 477-481.
Mercado LPL. Dificuldades na educação a distância online [Internet]. In: Anais do 13º Congresso Internacional de Educação à Distância; 2007; Curitiba, PR. Curitiba, PR: ABED; 2007 [citado em 05 ago 2018]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200761718PM.pdf
Universidade Federal de Alagoas, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância. Guia do tutor [Internet]. Maceió: UFAL; 2015 [citado em 27 ago 2020]. Disponível em: https://ufal.br/ufal/noticias/2015/04/guias-da-educacao-a-distancia-ganham-novas-versoes-e-ja-estao-disponiveis/guia-do-tutor-1.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.