A deficiência visual e o processo de construção da cidadania: um estudo no Instituto de Cegos do Brasil Central de Uberaba
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.606Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a realidade cotidiana dos deficientes visuais atendidos no Instituto de Cegos do Brasil Central de Uberaba-ICBC, analisando qual é o impacto que as atividades socioassistenciais, de habilitação e reabilitação desenvolvidas na referida instituição causam no processo de construção da cidadania dessas pessoas. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental e de campo, com a realização de entrevistas com cinco deficientes visuais que vivem na instituição em regime de internato e 10 que são atendidos em regime de externato. Os resultados demonstraram que as ações desenvolvidas possibilitam a inserção do deficiente visual na sociedade, melhoria da qualidade de vida, favorecendo o processo de construção da cidadania e conquista da autonomia.Descritores: Autonomia pessoal; Pessoas com deficiência visual; Serviço Social.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.