Diversidade, equidade e inclusão nas organizações hospitalares e o papel do gestor: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7467

Palavras-chave:

Diversidade, equidade, inclusão, Hospitais, Pessoal de saúde, Gestor de saúde, Liderança

Resumo

Objetivo: investigar as práticas de diversidade, equidade e inclusão implementadas para os trabalhadores nas organizações hospitalares, com foco no papel do gestor. Método: trata-se de uma revisão de escopo, utilizando cinco bases de dados: Base de Dados da Enfermagem; Cumulative Index to Nursing and Allied; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, PubMed e SCOPUS, sem restrição de idioma, no período de 2019 a fevereiro de 2024. Resultados: considerou-se 13 estudos, todos internacionais, dos quais oito artigos são oriundos dos Estados Unidos (61,53%). A partir dos estudos, três categorias foram construídas: Estratégias de Liderança e Gestão Inclusiva; Capacitação e Treinamento; e Políticas e Estruturas Organizacionais. Verificou-se uma tendência crescente nas organizações e gestores para a diversidade, equidade e inclusão dos trabalhadores hospitalares, como parte das suas práticas administrativas. Conclusão: a incorporação de estratégias educacionais até a criação de políticas sólidas possibilitam a consciência sobre o tema, com vistas a ambientes de trabalho mais justos, inclusivos, produtivos e harmônicos, que consequentemente reflete na qualidade da assistência prestada aos usuários.

Biografia do Autor

  • Carolina Cassiano, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

    Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EE/EERP-USP). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2021). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFTM (2022). Especialização em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde, Supervisão Pedagógica e Neurociência aplicada à aprendizagem. Atuou como Representante Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE/EERP-USP (2023-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa: "Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais" EERP-USP. Parecerista ad hoc da Revista Contexto e Saúde e Revista Baiana de Enfermagem. Linhas de pesquisa com intersecção entre educação, trabalho e saúde: a) Saúde do Trabalhador; b) Saúde Mental; c) Estudantes Universitários e de Pós-Graduação; e) Educação e Formação Profissional; f) Recursos Digitais Educativos.

  • Priscila Andreja Oliveira, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM)

    Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2011). Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho pela AVM Faculdade Integrada (2014). Mestra em Ciências - Tecnologia e Inovação em Enfermagem - pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Atuou na Atenção Primária como Enfermeira Coordenadora do Programa Saúde da Família e do Programa de Controle da Tuberculose e Erradicação da Hanseníase nos municípios de Bambuí-MG (2012) e Luz-MG (2014). No âmbito hospitalar, possui experiência em Clínica Médica, Neurologia e Ortopedia/Traumatologia. Atualmente ocupa o cargo de Enfermeira Assistencial no Hospital de Clínicas da UFTM na Unidade de Clínica Cirúrgica pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e atua como preceptora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFTM nas áreas de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. Membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) Gestão 2023 do Hospital de Clínicas da UFTM. Pesquisadora na área de Enfermagem com ênfase em Segurança do Paciente e Promoção da Saúde do Adulto e do Idoso.

  • Sonia Maria Kalckmann de Macedo, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EERP-USP

    Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Bacharela em Enfermagem (2015) pela Faculdade Evangélica do Paraná (FAPAR), Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Urgência e Emergência Gestão e Auditoria em Saúde. Cursando MBA em Gestão, Inovação e Serviços de Saúde. Experiência profissional na área corporativa relacionada ao Ensino, Pesquisa e Inovação Atendimento Pré-Hospitalar Docência de enfermagem de curso técnico, graduação e pós-graduação. Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento de Pessoas, Ensino e Pesquisa; Cuidado em Saúde com Qualidade e Segurança; e Ampliação da Visibilidade da Profissão.

  • Iasmin Gabrielli da Silva, Universidade Paulista (UNIP)

    Enfermeira pela Universidade Paulista (UNIP) (2023). Realizou Iniciação Científica na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), Instituto de Física (IFISC), Laboratório de Nanomedicina Gnano (2020-2023). 

  • Silvia Helena Henriques, Curso de Graduação em Enfermagem da EERP-USP

    Graduada em Enfermagem (1993) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestra em Enfermagem (2002) e Doutora (2006) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EERP-USP. Professora Associada pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da EERP-USP, em 24 de outubro de 2017. Atualmente é Presidente do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EE/EERP-USP). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (FMRP-USP), Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da EERP-USP. Líder de Grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais; Membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (NUESAT) e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem, vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional - Red ENSO - Brasil. Parecerista Ad hoc de periódicos internacionais como: Journal of Nursing Management e International Journal of Nursing Practice. Tem experiência profissional na área de Enfermagem (Assistência, Gerenciamento e Docência). Sua produção científica está relacionada às linhas de pesquisas: (a) Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem; (b) Competências Profissionais; (c) Saúde do Trabalhador.

  • Laura Andrian Leal, Centro Universitário Municipal de Franca

    Pós-Doutoranda pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Doutora (2022) e Mestra (2017) em Ciências (EERP-USP). Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela  EERP-USP (2015). Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Auditoria em Saúde (Instituto Passo 1), MBA em Gestão em Saúde (USP) e em Gestão Pública pela Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolveu atividades laborais como Enfermeira Assistencial e como Enfermeira Gestora do Grupo São Francisco. Atuou como Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas disciplinas de Gerenciamento em Enfermagem; Processos de Cuidar e Saúde do Adulto. Atualmente é docente do Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-Facef, atuando nas disciplinas da rede de hospitalar de urgência, gestão e clínica. Desenvolve pesquisas na área de Gestão de Pessoas em Enfermagem, Competências ´Profissionais e produções científicas relacionadas à Dinâmica da Organização dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem" e do "Laboratório de Pesquisas em Gestão de pessoas e competências profissionais" da USP e Gestão, Formação, Saúde e Trabalho (GFST) da  UFSCar.

Referências

Tahan HM. The professional case manager and social justice, inclusion, and equity: a time for reflection and action. Prof Case Manag. [Internet]. 2020 [citado em 16 mar 2024]; 25(6):305-11. Disponível em: https://journals.lww.com/professionalcasemanagementjournal/abstract/2020/11000/the_professional_case_manager_and_social_justice,.1.aspx

Amonoo HL, Levy-Carrick NC, Nadkarni A, Grossman SJ, Green DW, Longley RM, et al. Diversity, equity, and inclusion committee: an instrument to champion diversity efforts within a large Academic Psychiatry Department. Psychiatr Serv. [Internet]. 2022 [citado em 15 nov 2023]; 73(2):223-6. Disponível em: https://psychiatryonline.org/doi/reader/10.1176/appi.ps.202000934

Fleury MTL. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Rev Admin Empres. [Internet]. 2000 [citado em 15 nov 2023]; 40(3):18-25. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/YqBJ94QnWgPFBRcD7FJHnQj/?format=pdf&lang=pt

Kuper A. When I say… equity. Med Educ. [Internet]. 2016 [citado em 16 mar 2024]; 50(3):283-4. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/medu.12954

Kusurkar RA. Inclusive leadership in the health professions and health professions education. BMJ Lead. [Internet]. 2024 [citado em 16 mar 2024]; 1-5. Disponível em: https://bmjleader.bmj.com/content/leader/early/2024/01/05/leader-2023-000868.full.pdf

Pyle WG, Roesch FC. Recalibrating healthcare to create a more equitable post-pandemic work environment. Healthc Manage Forum [Internet]. 2022 [citado em 16 mar 2024]; 35(1):39-42. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/reader/10.1177/08404704211054142

Solheim MCW. Diversity and inclusion is a must to make innovation work for all. Nature [Internet]. 2022 [citado em 16 mar 2024]; 612(7939):S11. Disponível em: https://media.nature.com/original/magazine-assets/d41586-022-04205-2/d41586-022-04205-2.pdf

Kamau S, Oikarainen A, Kiviniitty N, Koskenranta M, Kuivila H, Tomietto M, et al. Nurse leaders' experiences of how culturally and linguistically diverse registered nurses integrate into healthcare settings: an interview study. Int J Nurs Stud. [Internet]. 2023 [citado em 16 mar 2024]; 146:104559. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0020748923001244/pdfft?md5=00393f68e98461d4181d8253502d7f6d&pid=1-s2.0-S0020748923001244-main.pdf

Fink-Samnick E. Diversity, equity, and inclusion start from within. Prof Case Manag. [Internet]. 2024 [citado em 16 mar 2024]; 29(1):1-3. Disponível em: https://journals.lww.com/professionalcasemanagementjournal/abstract/2024/01000/diversity,_equity,_and_inclusion_start_from_within.1.aspx

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien K, Colquhoun H, Kastner M, et al. A scoping review on the conduct and reporting of scoping reviews. BMC Med Res Methodol. [Internet]. 2016 [citado em 16 mar 2024]; 16(15). Disponível em: https://bmcmedresmethodol.biomedcentral.com/counter/pdf/10.1186/s12874-016-0116-4.pdf

Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z (editors). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI; 2020.

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. [Internet]. 2018 [citado em 16 mar 2024]; 169(7):467-73. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M18-0850#core-collateral-purchase-access

Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol. [Internet]. 2005 [citado em 16 mar 2024]; 8(1):19-32. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/1364557032000119616?needAccess=true

Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. [Internet]. 2016 [citado em 16 mar 2024]; 5(1):210. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/counter/pdf/10.1186/s13643-016-0384-4.pdf

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. [Internet]. 2005 [citado em 16 mar 2024]; 52(5):546-53. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Mcintosh-Clarke DR, Zeman MN, Valand HA, Tu RK. Incentivizing physician diversity in radiology. J Am Coll Radiol. [Internet]. 2019 [citado em 16 mar 2024]; 16(4 Pt B):624-30. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1546144019300201/pdfft?md5=b3ca1bd19365684f7b46902d1ef55c3f&pid=1-s2.0-S1546144019300201-main.pdf

Jacobs BS, Hatzigeorgiou MN, McCamant KL. Cultivating a culture: implementing methods to embrace diversity and inclusion. Nurse Lead. [Internet]. 2020 [citado em 16 mar 2024]; 18(5):426-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1541461220302135/pdfft?md5=d9d2a448455d2657072052a61fac075f&pid=1-s2.0-S1541461220302135-main.pdf

Pagali SR, Kiliaki SA, Rizvi SA. Hospital medicine team perception of diversity and inclusion at work. Hosp Pract (1995) [Internet]. 2021 [citado em 16 mar 2024]; 49(5):376-8. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21548331.2021.2003672?scroll=top&needAccess=true

Purtell R, Tam RP, Avondet E, Gradick K. We are part of the problem: the role of children's hospitals in addressing health inequity. Hosp Pract (1995) [Internet]. 2021 [citado em 16 mar 2024]; 49(Supl 1):445-55. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/21548331.2022.2032072?needAccess=true

Rotenstein LS, Reede JY, Jena AB. Addressing workforce diversity - A quality-improvement framework. N Engl J Med. [Internet]. 2021 [citado em 16 mar 2024]; 384(12):1083-6. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMp2032224?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed

Liu HY, Larson AR, Strong SA, Parekh R, Gautam M, Flores LE, Silver JK. Workforce Diversity, equity, and inclusion: a crucial component of professionalism in psychiatry. Psychiatr Clin North Am. [Internet]. 2022 [citado em 16 mar 2024]; 45(2):243-8. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0193-953X(22)00016-8

Williams M, Dubree M. Nurse engagement: a diversity and inclusion imperative. Tenn Nurse [Internet]. 2022 [citado em 16 mar 2024]; 85(4):23. Disponível em: https://web.p.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=1&sid=05a75ee1-6bfd-46d9-a675-f7ca51026964%40redis

Abravan A, Correia D, Gasnier A, Shakhverdian S, van der Stok T, Bertholet J, et al. Qualitative study on diversity, equity, and inclusion within radiation oncology in Europe. Int J Radiat Oncol Biol Phys. [Internet]. 2023 [citado em 16 mar 2024]; 116(2):246-56. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0360-3016(23)00151-7

Bird A, Zavaletta V, Carroll EF, McGinnis H, Newsome J, Gichoya J, et al. Fostering an inclusive workplace for LGBTQIA+ people in radiology and radiation oncology. J Med Imaging Radiat Oncol. [Internet]. 2023 [citado em 16 mar 2024]; 67(2):193-199. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1754-9485.13498

Meckler GD, Cheung KW, Chun A, Velmurugiah N, Gill GGK, Ivsins A, et al. Equity, diversity, and inclusion in the emergency medicine workforce: benefits, barriers, and strategies. CJEM. [Internet]. 2023 [citado em 16 mar 2024]; 25(4):269-73. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s43678-023-00451-z.pdf

Tjoeng YL, Myers C, Irving SY, Esangbedo I, Wheeler D, Musa N. The current state of workforce diversity and inclusion in pediatric critical care. Crit Care Clin. [Internet]. 2023 [citado em 16 mar 2024]; 39(2):327-40. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0749070422000872/pdfft?md5=6375545669f6ab5da6d53080ece593e0&pid=1-s2.0-S0749070422000872-main.pdf

Tomblinson CM, Stowell JT, Zavaletta V, Freeman N, Yong-Hing CJ, Carroll EF, et al. Beyond the binary: moving the radiology workforce toward gender inclusion, from the AJR Special Series on DEI. AJR Am J Roentgenol. [Internet]. 2023 [citado em 16 mar 2024]; 221(4):425-32. Disponível em: https://www.ajronline.org/doi/epdf/10.2214/AJR.22.28967

Uman T, Edfors E, Padoan S, Edberg AK. Contribution of an inclusive climate to the work of culturally diverse healthcare teams: a qualitative descriptive design. Nord J Nurs Res. [Internet]. 2023 [citado em 16 mar 2024]; 43(1):1-8. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/20571585211070381?download=true

Stanford FC. The importance of diversity and inclusion in the healthcare workforce. J Natl Med Assoc. [Internet]. 2020 [citado em 16 mar 2024]; 112(3):247-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7387183/pdf/nihms-1583418.pdf

Aguiar NE, Brito dos Santos E, Paranhos WR. Diversidade e inclusão em organizações de saúde: como, quando e para quem? Cadernos de Gênero e Diversidade [Internet]. 2021 [citado em 21 mar 2024]; 7(3):246-71. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/46904/25915

Morrison V, Hauch RR, Perez E, Bates M, Sepe P, Dans M. Diversity, equity, and inclusion in nursing: the pathway to excellence framework alignment. Nurs Adm Q. [Internet]. 2021 [citado em 16 mar 2024]; 45(4):311-23. Disponível em: https://journals.lww.com/naqjournal/abstract/2021/10000/diversity,_equity,_and_inclusion_in_nursing__the.8.aspx

Carter B. Achieving diversity, inclusion and equity in the nursing workforce. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2020 [citado em 21 mar 2024]; 28:e3254. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/p5HjJbVbH6QgWTQ6dghvymH/?format=pdf&lang=en

MacDuffie KE, Patneaude A, Bell S, Adiele A, Makhija N, Wilfond B, et al. Addressing racism in the healthcare encounter: the role of clinical ethics consultants. Bioethics [Internet]. 2022 [citado em 21 mar 2024]; 36(3):313-7. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/bioe.13008

Padela AI, Azam L, Murrar S, Baqai B. Muslim American physicians' experiences with, and views on, religious discrimination and accommodation in academic medicine. Health Serv Res. [Internet]. 2023 [citado em 21 mar 2024]; 58(3):733-43. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10154159/pdf/HESR-58-733.pdf

Y?ld?z M, Y?ld?r?m MS, Elkoca A, Sarpda?? Y, Atay ME, Dege G. Investigation the relationship between xenophobic attitude and intercultural sensitivity level in nurses. Arch Psychiatr Nurs. [Internet]. 2024 [citado em 21 mar 2024]; 48:20-29. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0883-9417(23)00173-5

Lee CC, Cho YS, Breen D, Monroy J, Seo D, Min YT. Relationship between racial diversity in medical staff and hospital operational efficiency: an empirical study of 3870 U.S. Hospitals. Behav Sci (Basel) [Internet]. 2023 [citado em 21 mar 2024]; 13(7):564. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10376650/pdf/behavsci-13-00564.pdf

Arno K, Davenport D, Shah M, Heinrich S, Gottlieb M. Addressing the urgent need for racial diversification in emergency medicine. Ann Emerg Med. [Internet]. 2021 [citado em 16 mar 2024]; 77(1):69-75. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0196-0644(20)30502-3

Sanchez M. Equity, diversity, and inclusion: intersection with quality improvement. Nurs Manage. [Internet]. 2021 [citado em 16 mar 2024]; 52(5):14-21. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33908918/

Lyman B, Parchment J, George KC. Diversity, equity, inclusion: Crucial for organizational learning and health equity. Nurse Lead. [Internet]. 2021 [citado em 16 mar 2024]. 20(2):193-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1541461221002500/pdfft?md5=3c2340428b62d9259f4c4d001f9ea23a&pid=1-s2.0-S1541461221002500-main.pdf

Machin R, Paulino DB, Pontes JC, Rodrigues RRN. Diversidade e diferença: desafios para a formação dos profissionais de saúde. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2022 [citado em 21 mar 2024]; 27(10):3797-806. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/q5N67D8CRT7mLwjSgy9MKsN/abstract/?lang=pt&goto=previous

Publicado

2024-06-22

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

Diversidade, equidade e inclusão nas organizações hospitalares e o papel do gestor: revisão de escopo. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 12, n. 2, p. e7467, 2024. DOI: 10.18554/refacs.v12i2.7467. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/7467. Acesso em: 9 maio. 2025.