TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CLÁSSICA: O DEBATE SOFISTA*

Autores

  • Tatiane da Silva
  • Marcos Vinicius da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v3i2.1084

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir algumas concepções filosóficas e educacionais da Sofística,especialmente de Protágoras e Górgias, evidenciando como esses filósofos entendiam a relação entre teoria e prática a fim de propiciar uma reflexão sobre a forma como se encara estes dois
pólos que compõem a formação humana atualmente. O método empregado para a realização de tal intento consiste na revisão bibliográfica, no qual os resultados são obtidos da interpretação de conteúdos e da comparação entre significados explícitos ou latentes. Os resultados evidenciam
que os Sofistas propuseram uma nova maneira de pensar o mundo por intermédio da práxis realizando assim a junção entre teoria e prática. Tal transposição do dualismo entre teoria e prática faz concluir que se deve utilizar a teoria como recurso para exercer o pensamento reflexivo e elementos para criar novas ações baseadas na experiência que se vivencia para lidar com um mundo em mudança.
Descritores: Aprendizagem; Educação; Filosofia.

This work aims to discuss some philosophical and educational conceptions of Sophistic, especially Protagoras and Gorgias, showing how these philosophers understood the relationship between theory and practice in order to provide a reflection on how one sees these two poles that make up
the human development currently. The method employed for the realization of such intent is the literature review, which the conclusions are obtained through the content and interpretation of the comparison between explicit or latent meanings. Results show that the Sophists have proposed a new way of thinking about the world through praxis thus realizing the junction between Theory and Practice. This transposition dualism between theory and practice leads us to conclude that we should use the theory for us to exercise our reflective thought and have elements to create new actions based on the experience that it is living to deal with a changing world.
Descriptors: Learning; Education; Philosophy.

Este trabajo tiene como objetivo discutir algunas concepciones filosóficas y educativas de los sofistas, especialmente Protágoras y Gorgias, mostrando cómo estos filósofos comprendieron la relación entre la teoría y la práctica con el fin de ofrecer una reflexión sobre cómo se ve estos dos polos que componen el formación humana actualmente. El método empleado es la revisión de la
literatura, que permite que se obtengan a las conclusiones del contenido y la interpretación de la comparación entre los significados explícitos o latentes. Las investigaciones indican que los sofistas han propuesto una nueva forma de pensar el mundo por la praxis, de esta manera lograr la unión entre teoría y práctica. La transposición del dualismo nos lleva a concluir que se debe utilizar la teoría como un recurso para que ejerzamos nuestro pensamiento reflexivo y para crear
nuevas acciones basadas en la experiencia que se estea viviendo para hacer frente a un cambiante
mundo.
Descriptores: Aprendizaje; Educación; Filosofía.

Como Citar

Silva, T. da, & Cunha, M. V. da. (2015). TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CLÁSSICA: O DEBATE SOFISTA*. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 3(2). https://doi.org/10.18554/refacs.v3i2.1084

Edição

Seção

Artigos originais