Produção científica da equipe de enfermagem de um hospital público de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v5i3.2136Palavras-chave:
Atividades científicas e tecnológicas, Hospitais de ensino, EnfermagemResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento do 2º Encontro Científico de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um estudo de análise documental, de caráter exploratório, sobre os trabalhos aprovados para serem apresentados durante o evento. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ, organizados em classes temáticas conforme o método da classificação hierárquica descendente. Foram apresentados 58 trabalhos, sendo os principais autores enfermeiros hospitalares (94,3%) e pós-graduandos lato sensu, modalidade residência em saúde (29,3%). Quanto à natureza dos trabalhos apresentados foram mais frequentes os relatos de experiência (56,9%) e os resultados de estudos primários (25,9%). Classes temáticas representativas da produção do conhecimento resultante do evento foram: Qualidade, assistência e cuidado; Programa de Residência Multiprofissional; Hospital enquanto cenário produtor de conhecimento; e Procedimentos, métodos e implantação do cuidado de Enfermagem. O evento científico apresentou-se como iniciativa para integrar ensino, pesquisa e assistência. Além do mais, funcionou como espaço de troca de saberes, potencial a induzir a melhoria de práticas no cenário de estudo.
Referências
Berhmer LCF, Ramos FRS. Teaching-service integration: implications and roles in experiences of Undergraduate Courses in Nursing. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [Citado em 07 abr 2017]; 48(1):118-24. DOI: 10.1590/S0080-623420140000100015.
Miranda DR. As duas vocações da Universidade: centralizar investigação e desenvolvimento; descentralizar conhecimento útil [Editorial]. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015 [Citado em 07 abr 2017]; 49(Esp):1-6. DOI: 10.1590/S0080-623420150000700001.
Zanetti ML. Teaching and research in the preparation of future professionals. Rev Latinoam Enferm [Internet]. Jun 2013 [Citado em 07 abr 2017];21(3):653-4. DOI: 10.1590/S0104-11692013000300001.
Bento FMS, Oliveira LJ. Pesquisa 4.0: novas dinâmicas de pesquisa e descoberta de informação científica e cooperação entre investigadores. Revista Perspectivas em Ciência da Informação [Internet]. 2014 [Citado em 07 abr 2017]; 19(2):4-14. Acesso em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1831/1434.
Gasque KCGD. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação [Internet], 2016 [Citado em 07 Abr 2017]; 28(3):253-62. DOI: 10.1590/2318-08892016000300001.
Fernández Lamarra N. Universidad, sociedad y conocimiento reflexiones para el debate. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2014 [Citado em 07 Abr 2017]; 19(3):663-87. DOI: 10.1590/S1414-40772014000300008.
Carvalho V. Linhas de pesquisa em enfermagem: destaques filosóficos e epistemológicos. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 [Citado em 07 Abr 2017]; 68(4):723-29. DOI: 10.1590/0034-7167.2015680421p.
Oguisso T, Freitas GF. Care - The essence of the nursing professional identity [Editorial]. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016 [Citado em 07 Abr 2017]; 50(2):188-93. DOI: 10.1590/S0080-623420160000200001.
02º Encontro Científico de Enfermagem HC-UFTM [Internet]. Uberaba: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; 2016 [Citado em 07 Abr 2017]. Disponível em: http://www.ebserh.gov.br/documents/147715/0/II+Encontro+Cient%C3%ADfico+da+Enfer.pdf/5e8dd8a2-82d1-44f8-9781-fd938545107c.
Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicol [Internet]. 2013 [citado 01 fev 2017]003B21(2):513-18. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf.
Lowen IMV, Peres AM, Crozeta K, Bernadino E, Beck CLC. Competências gerenciais dos enfermeiros na ampliação da Estratégia Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015 [citado 01 fev 2017];49(6):967-73. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n6/pt_0080-6234-reeusp-49-06-0967.pdf.
Kami MTM, Larocca LM, Chaves MMN, Lowen IMV, Souza VMP, Goto DYN. Trabalho no consultório na rua: uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2016 [citado 01 fev 2017];20(3):e20160069. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n3/1414-8145-ean-20-03-20160069.pdf.
Hoyler A, Cunha DF, Souza HM, Silva GR, Resende LAPR, Francisco M et al. Curso de Especialização em Gestão de Hospitais Universitários do SUS: Plano Diretor Estratégico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. São Paulo: Ministério da Educação, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa [Internet]; 2013-2014 [Citado em 07 Abr 2017]. Disponível em: http://www.ebserh.gov.br/documents/147715/148046/plano+diretor.pdf/52510c9d-c6e3-410c-8d09-a2a3dbcbbc16.
Mendes IAC, Gir E, Trevizan MA. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde. Rev Latinoam Enferm [Internet]. Dez 1993 [Citado em 07 Abr 2017];1(Esp):53-68. DOI: 10.1590/S0104-11691993000300008.
Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACGC, Silva JAM, Souza GC. Interprofessional education: training for healthcare professionals for teamwork focusing on users. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 [Citado em 25 Mar 2015]; 47(4):973-9. Disponível em: http://www.scielo.br/ pdf/reeusp/v47n4/en_0080-6234-reeusp-47-4-0977.pdf
Miranda Neto MV, Leonello VM, Oliveira MAC. Multiprofessional residency in health: a document analysis of political pedagogical projects. Rev Bras Enferm [Internet]. Jul/Ago 2015 [Citado em 07 Abr 2017];68(4):586-93. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680403i.
World Health Organization (WHO). Framework for action on interprofessional education & collaborative practice [Internet]. Geneva (CH): WHO; 2010 [cited 2015 Mar 25]. Available from: http://whqlibdoc.who.int/hq/2010/ WHO_HRH_HPN_10.3_eng.pdf
Cabral IE, Tyrrel MAR. Pesquisa em enfermagem nas Américas. Rev Bras Enferm [Internet]. 2010 [Citado em 07 Abr 2017]; 63(1):104-10. DOI: 10.1590/S0034-71672010000100017.
Freitas CCG, Segatto AP. Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da Tecnologia Social: um estudo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia. Cad. EBAPE. BR [Internet]. 2014 [Citado em 07 Abr 2017]; 12(2):302-20. DOI: 10.1590/1679-39517420.
Beyea SC, Slattery MJ. Historical perspectives on evidence-based nursing. Nurs Sci Q [Internet]. 2013 [Citado em 07 Abr 2017]; 26(2):152-5. DOI: 10.1177/0894318413477140.
Macedo APMC. Nursing supervision: studying the “Case” of the phenomenon of interorganizational articulation Nursing School and Hospital. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [Citado em 07 Abr 2017]; 48(Esp. 2):200-6. DOI: 10.1590/S0080-623420140000800028.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.