O ensino médico no cuidado em saúde materno-infantil: ambientes de prática, estratégias e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i3.3446

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Gestantes, Cuidado pré-natal

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as estratégias pedagógicas aplicadas em uma escola médica, na disciplina de Saúde Coletiva IV, para ensino de conceitos relativos à Saúde da Mulher e da Criança, na Rede Cegonha. Os docentes da disciplina dividiram os estudantes em pequenos grupos que foram inseridos em cenários de prática como: alojamentos-conjunto pós-parto, Bancos de Leite Humano e demais serviços de cuidado materno-infantil. Percebeu-se, em todas as vivências, que os estudantes expuseram seus entendimentos sobre conceitos relativos à portaria da Rede Cegonha e levantaram questionamentos acerca da organização da rede de serviços visitada. Dessa forma, a estratégia pedagógica aplicada permitiu o desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes, particularmente ao se constatar o debate conjunto dos graduandos sobre a aplicação ou não das diretrizes colocadas pela Rede Cegonha nos serviços visitados.

Biografia do Autor

Lineker Fernandes Dias, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Giovanna Rodrigues da Cunha Naves, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

Natália Madureira Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduação em Medicina. Residência em Medicina de Família e Comunidade. Mestre em Saúde Coletiva, Políticas e Gestão em Saúde. Doutoranda em Saúde Coletiva. Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

Mariana Côrtes de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

Ana Flávia Rosa Araújo, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

Camila Amaro Guedes Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Dias, L. F., da Cunha Naves, G. R., Ferreira, N. M., de Freitas, M. C., Rosa Araújo, A. F., & Guedes Santos, C. A. (2019). O ensino médico no cuidado em saúde materno-infantil: ambientes de prática, estratégias e desafios. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 7(3), 412–418. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i3.3446