Educação em saúde através dos meios de comunicação: contribuindo para a formação dos estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.3539

Palavras-chave:

Educação em saúde, Meios de comunicação, Estudantes de enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência sobre a utilização de mídias (rádio e jornal) para difusão e acesso a informações seguras sobre cuidado em saúde, enquanto estratégia extracurricular na formação de enfermeiros. Teve como arcabouço conceitual metodológico a Literacia em Saúde, processo constituído por: compreensão e avaliação crítica das informações a serem difundidas e empreendimento de informações seguras sobre saúde capazes de apoiar a tomada de decisão. Iniciou-se em 2013 utilizando-se de veículos comunicacionais locais e universitários. Publicações dos textos informativos e dos assuntos reproduzidos na rádio foram definidas pelos acadêmicos. De forma geral, a difusão de informações seguras em saúde tem sido considerada prática potencial à transformação das condições de vida das populações. A utilização de mídias locais contextualiza a linguagem ao público alvo, permitindo maior amplitude de acesso das populações às informações. Sendo esta uma atividade extracurricular, possibilitou-se aos graduandos vivenciarem espaços de tecnologias inovadoras para a promoção da saúde.

Biografia do Autor

Isabela Aparecida Gonçalves Prada, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil

Sabrina Karla de Souza Cubas, UFTM

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil

Divanice Contim, UFTM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Fernanda Carolina Camargo, Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas (GEP-HC) da UFTM

Enfermeira. Mestre e Doutora em Atenção à Saúde. Epidemiologista Clínica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas (GEP-HC) da UFTM, Uberaba, MG, Brasil

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Prada, I. A. G., Cubas, S. K. de S., Contim, D., & Camargo, F. C. (2019). Educação em saúde através dos meios de comunicação: contribuindo para a formação dos estudantes de enfermagem. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 7(1), 97–103. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.3539

Edição

Seção

Relato de Experiência