Grupos de reflexão com educadoras sociais: análise do trabalho em abrigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i3.4531

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Comunitária, Promoção da Saúde, Serviço Social.

Resumo

Este é um estudo exploratório qualitativo, realizado em uma cidade no interior do estado de São Paulo, em 2017, com o objetivo de compreender o processo de trabalho de educadoras da proteção social especial em uma instituição de abrigamento para crianças e adolescentes. Foram realizados cinco encontros com oito educadoras, com idades entre 25 a 58 anos. Os instrumentos utilizados foram: observação participante; diários de campo; audiogravações e transcrições; e referencial teórico da Psicanálise Freudiana. Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin e, dos relatos das educadoras, emergiram duas categorias: 1) Impotência no trabalho; e 2) O abrigo como extensão da família. Houve conscientização sobre suas queixas, mas demonstram falta de capacitação, adotando mecanismos de defesa para lidar com o sofrimento. A pesquisa mostrou a necessidade de uma rede de apoio articulada composta por profissionais capacitados para prestar assistência integral a crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social.

Biografia do Autor

Matheus Colombari Caldeira, Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes; Curso de graduação em Psicologia da UNILAGO - União das Faculdades dos Grandes Lagos.

Psicólogo do Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, Mestre em Psicologia e Saúde pela FAMERP e Professor da UNILAGO - União das Faculdades dos Grandes Lagos.

 

 

Liliana Scatena, Cursos de Graduações em Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira/SP

Psicóloga, Doutora em Ciências e Professora dos cursos de Graduações em Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira/SP

Cintia Aparecida Forner Gonçalves, Universidade de Franca

Psicóloga clínica graduadada pela Universidade de Franca - Unifran; pós graduada lato sensu em Psicanálise pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino.

Rodrigo Mostaço Andrade, Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

Psicológo graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós graduação lato sensu em Psicanálise pelo Núcleo de Pesquisas Psicanalíticas e pela Universidade de Araraquara. Psicólogo no Hospital Psiquiátrico Dr Adolfo Bezerra de Menezes e em Consultório Particular. 

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Publicado

2021-06-23

Como Citar

Caldeira, M. C., Scatena, L., Gonçalves, C. A. F., & Andrade, R. M. (2021). Grupos de reflexão com educadoras sociais: análise do trabalho em abrigo. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(3), 522–532. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i3.4531

Edição

Seção

Artigos originais