Orientações de autocuidado e autoaplicação insulínica a portadores de diabetes mellitus por estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i3.4692Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Insulina, Conduta do tratamento medicamentoso, Educação em saúde.Resumo
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de graduandos do curso de Medicina em ações de educação no autocuidado a pacientes em uso de insulinoterapia a partir de um projeto de extensão, realizado durante os semestres letivos de 2019, em ambulatório para atendimento a pessoas com diabetes, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, após capacitação dos acadêmicos envolvidos. Considerou-se as perguntas disparadoras: Perguntas como “Poderia contar como você guarda a insulina na sua casa?”, “Pode mostrar como você aplica a insulina?”, "Onde você injeta a insulina, exatamente?" e, “Para descartar a agulha, como você faz?”. Foi estimado um público de 260 crianças, adolescentes e adultos. Utilizou-se o período de espera, antes da consulta, com entrevistas individuais. Com as dificuldades encontradas para cada paciente, se orientava o autocuidado na aplicação da insulina. A experiência de educação em saúde possibilitou reforçar o passo-a-passo da insulinoterapia, incentivar a adesão ao tratamento e contribuir na melhoria da qualidade de vida, fortalecendo o eixo ensino-serviço-comunidade, no qual o paciente desenvolve habilidades necessárias para o autocuidado, e os alunos vivenciam práticas para seu futuro profissional.
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