Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

Palavras-chave:

Entrevista, Tecnologia da informação, Pandemias, Pesquisa qualitativa, Metodologia.

Resumo

O distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19 fortaleceu o processo já emergente das conexões virtuais entre as pessoas, trazendo implicações também para a condução de pesquisas. O objetivo deste estudo é apresentar as potencialidades e os desafios da realização de entrevistas online no contexto da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma comunicação breve, fundamentada em revisão da literatura técnico-científica, que sumarizou as características gerais de entrevistas online, com destaque para as que ocorrem por meio de videoconferência. Foram consideradas plataformas que permitem a realização de entrevistas online (Google Meet, GoToMeeting, Skype, Webex, WhatsApp e Zoom), enfatizando aspectos que auxiliam na seleção de recursos alinhados às necessidades do estudo e ao perfil dos participantes. Considerações éticas e recomendações práticas também foram discutidas. Apesar dos desafios, as entrevistas online se mostram uma alternativa para a continuidade de pesquisas que já estavam em andamento, ou mesmo para a realização de novos estudos durante a pandemia de COVID-19.

Biografia do Autor

Beatriz Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado no Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS (Conceito CAPES 7), sob orientação do Prof. Cesar Augusto Piccinini, PhD (2014-2018). Doutorado sanduíche no Human Development & Family Science Program da Ohio State University, Estados Unidos, sob orientação da Prof.ª Sarah Schoppe-Sullivan, PhD (2017-2018). Por sua Tese de Doutorado, recebeu dois prêmios: Prêmio CAPES de Tese - Edição 2019, na área de Psicologia, e Grande Prêmio CAPES de Tese 'Josué de Castro' - Edição 2019, na área de Humanidades, sendo este último concedido em parceria entre a CAPES e o Instituto Ayrton Senna. Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista CAPES de mestrado (REUNI) e doutorado no país (PROEX), bem como de doutorado sanduíche no exterior (PDSE). No pós-doutorado, foi bolsista DOCFIX/FAPERGS/CAPES (2018-2018) e PDJ/CNPq (2018-2019). É pesquisadora colaboradora externa no Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (LABSFAC/UFSC). Integrante do GT Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Latino Caucus, da Society for Research in Child Development (SRCD). Autora de artigos publicados em periódicos, capítulos de livros, trabalhos em congressos nacionais e internacionais, bem como de textos em jornais de notícias/revistas visando à popularização da ciência. Integrante de corpo editorial e revisora de periódicos de Psicologia. Interessa-se principalmente por temas atinentes a relações familiares e desenvolvimento infantil, processos saúde-doença e intervenções psicológicas em contextos clínicos e de saúde, desenvolvendo estudos quantitativos e qualitativos sobre esses temas. Algumas de suas produções estão disponíveis nos seguintes web links: https://www.researchgate.net/profile/Beatriz_Schmidt2 e https://scholar.google.com.br/citations?user=gyJYNqgAAAAJ&hl=en. E-mail para contato: psi.beatriz@gmail.com

Ambra Palazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Cantora (Conservatório de Música G. B. Pergolesi, Fermo, Itália) e Musicoterapeuta (Corso Quadriennale di Musicoterapia, Assis, Itália); Especialista em Neuropsicologia (UFRGS).

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche. Site: http://www.ufrgs.br/nudif; https://scholar.google.com.br/citations?user=opxAsoUAAAAJ&hl=pt-BR

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Publicado

2020-10-14

Como Citar

Schmidt, B., Palazzi, A., & Piccinini, C. A. (2020). Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8(4), 960–966. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

Edição

Seção

Comunicação Breve