Psicodiagnóstico com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional: estudo documental com laudos psicológicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5193Palavras-chave:
Avaliação de sintomas, Acolhimento, Criança, Adolescente.Resumo
Estudo documental, com delineamento qualitativo, realizada entre 2011 a 2016 num serviço-escola universitário especializado em avaliações psicológicas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de descrever o processo de avaliação psicológica e as particularidades do processo psicodiagnóstico de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Considerou-se nove laudos psicológicos de pacientes de 7 a 18 anos, interpretados através de análise temática. A categorização dos dados resultou em cinco temas: Avaliação, Paciente, Família, Aspectos Cognitivos e Aspectos Socioemocionais. Observou-se na avaliação psicológica: dificuldades nos cuidados exigidos durante o processo, na coleta de informações pregressas em especial acerca do histórico familiar e, alto número de encaminhamentos. Ao psicólogo cabe o esforço de realizar avaliação que contemple a criança ou adolescente em suas particularidades, adaptando o processo as suas necessidades e tentando ao máximo ser justo em seu parecer. Ter sido exposto a tantas condições adversas de vida e saúde, desde o nascimento, gera impactos negativos significativos que requerem um olhar atento, de compreensão e de cuidado.
Referências
Turney K, Wildeman C. Adverse childhood experiences among children placed in and adopted from foster care: Evidence from a nationally representative survey. Child Abuse Negl. [Internet]. 2017 [citado em 25 out. 2020]; (64): 117-29. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0145213416303180?via%3Dihub DOI: http://doi.org/10.1016/j.chiabu.2016.12.009
Besutti J, Anjos LSS, Krindges CA, Hohendorff J. Avaliação psicológica com crianças e adolescentes em situação de risco. In: Borsa JC, organizador. Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial. São Paulo: Vetor Editora; 2020. p. 7-28.
Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 e legislação correlata. Brasília: Casa Civil, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm
Paiva ILD, Moreira TAS, Lima ADM. Acolhimento Institucional: famílias de origem e a reinstitucionalização. Revista Direito e Práxis [Internet]. 2019 [citado em 25 out. 2020]; 10(2):1405-29. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-89662019000201405&tlng=pt DOI: http://doi.org/10.1590/2179-8966/2019/40414
Vasileva M, Petermann F. Attachment, development, and mental health in abused and neglected preschool children in foster care: a meta-analysis. Trauma, Violence Abuse. [Internet]. 2018 [citado em 25 de out. 2020]; 19(4):443-58. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1524838016669503 DOI: https://doi.org/10.1177/1524838016669503
Larsen M, Baste V, Bjørknes R, Myrvold T, Lehmann S. Services according to mental health needs for youth in foster care? A multi-informant study. BMC Health Serv Res (Online). [Internet]. 2018 [citado em 25 out. 2020]; 18(1):634. Disponível em: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-018-3496-9 DOI: https://doi.org/10.1186/s12913-018-3496-9
Serafini AJ. Entrevista psicológica no psicodiagnóstico. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed Editora; 2016. p. 45-51.
Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP Nº 006/2019. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/lei/elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pelo-psicologo-decorrentes-de-avaliacao-psicologica-cfp?origin=instituicao Data de acesso: 26 dez. 2020
Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP Nº 007/2003. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-7-2003-institui-o-manual-de-elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pelo-psicologo-decorrentes-de-avaliacao-psicologica-e-revoga-a-resolucao-cfpo-17-2002?origin=instituicao&q=007/2003 Data de acesso: 26 dez. 2020
Silva MA, Bandeira DR, Yates DB. Conceitos e procedimentos de avaliação psicológica e neuropsicológica no CAP-UFRGS. In: Yates DB, Silva MA, Bandeira DR, organizadores. Avaliação psicológica e desenvolvimento humano: casos clínicos. São Paulo: Hogrefe; 2019. p. 7-22.
Borsa JC, Oliveira SESD, Yates DB, Bandeira DR. Centro de Avaliação Psicológica-CAP: uma clínica-escola especializada em avaliação e diagnóstico psicológico. Psicologia Clínica [Internet]. 2013 [citado em 14 nov. 2020]; 25(1):101-14. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100007&lng=pt&tlng=pt DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652013000100007
Borsa JC, Segabinazi JD, Stenert F, Yates DB, Bandeira DR. Caracterização da clientela infanto-juvenil de uma clínica-escola de avaliação psicológica de uma universidade brasileira. Psico. [Internet]. 2013 [citado em 14 nov. 2020]; 44(1): 73-81. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10599. 13. Braun V, Clarke V, Hayfield N, Terry G. Thematic analysis. In: Liamputtong P, organizador. Handbook of research methods in health social sciences. Singapore: Springer; 2019. p. 844-58. DOI: http://doi.org/10.1007/978-981-10-5251-4_103
Souza LKD. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a análise temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia [Internet]. 2019 [citado em 14 nov. 2020]; 71(2):51-67. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005 DOI: http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67
Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology [Internet] 2006 [citado em 14 nov. 2020]; 3(2):77-101. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/ref/10.1191/1478088706qp063oa?scroll=top. DOI: 10.1191/1478088706qp063oa
Mastroianni FDC, Sturion FR, Batista FDS, Amaro KC, Ruim TB. (Des)acolhimento institucional de crianças e adolescentes: aspectos familiares associados. Fractal Rev Psicol. [Internet]. 2018 [citado em 30 out. 2020]; 30(2):223-33. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5496/7056 DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5496
Valin TAF, Rocha GM. Intervenções com crianças e adolescentes em acolhimento institucional: uma revisão sistemática. Psicol Argum. [Internet]. 2020 [citado em 14 nov. 2020]; 39(103):75-97. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/26869 DOI: http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.39.103.AO04
Marques CFO. Saúde mental no contexto de acolhimento institucional de crianças e adolescentes: o que o serviço social tem a ver com isso? Moitará Revista do Serviço Social da UNIGRANRIO. [Internet]. 2020 [citado em 14 nov. 2020]; 1(5):151-70. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/mrss/article/view/6372
Albornoz ACG. Devolução das informações do psicodiagnóstico. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed Editora; 2016. p. 160-171.
Nanninga M, Jansen DEMC, Kazdin AE, Knorth EJ, Reijneveld SA. Psychometric properties of the Barriers to Treatment Participation Scale–Expectancies. Psychol Assess. [Internet]. 2016 [citado em 30 out. 2020]; 28(8):898-907. Disponível em: https://doi.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fpas0000229 DOI: https://doi.org/10.1037/pas0000229
McLaughlin KA, Sheridan MA, Nelson CA. Neglect as a violation of species-expectant experience: neurodevelopmental consequences. Biol Psychiatr. [Internet]. 2017 [citado em 30 out. 2020]; 82(7):462-71. Disponível em: https://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(17)31218-0/fulltext DOI: https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2017.02.1096
Rosen ML, Hagen MP, Lurie LA, Miles ZE, Sheridan MA, Meltzoff AN, et al. Cognitive stimulation as a mechanism linking socioeconomic status with executive function: a longitudinal investigation. Child Dev. [Internet]. 2020 [citado em 30 out. 2020]; 91(4):e762-e779. Disponível em: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/cdev.13315 DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.13315
Azevedo M, Perissinoto J, Alcântara Pinto FC, Marteleto MRF. Fatores socioeconômicos influenciam a inteligência infantil? Neuropsicologia Latinoamericana [Internet]. 2020 [citado em 30 out. 2020]; 12(1):11-8. Disponível em: https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/485 DOI: http://doi.org/10.5579/rnl.2016.0485
Siqueira AC, Dell'Aglio DD. Crianças e adolescentes institucionalizados: desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social. Psicol Teor Pesqui. [Internet]. 2010 [citado em 14 nov. 2020]; 26(3):407-15. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300003&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000300003
Feijó LP, Oliveira DS. Privações afetivas e relações de vínculo: psicoterapia de uma criança institucionalizada. Contextos Clín. [Internet]. 2016 [citado em 30 out. 2020]; 9(1):72-85. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/9977 DOI: http://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.06
Franco MHP, Mazorra L. Criança e luto: vivências fantasmáticas diante da morte do genitor. Estudos em Psicologia Campinas [Internet]. 2007 [citado em 30 out. 2020]; 24(4):503-11. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000400009&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400009
Calderaro RSDS, Carvalho CVD. Depressão na infância: um estudo exploratório. Psicol Estud. [Internet]. 2005 [citado em 30 out. 2020]; 10(2):181-9. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.