Psicodiagnóstico com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional: estudo documental com laudos psicológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5193

Palavras-chave:

Avaliação de sintomas, Acolhimento, Criança, Adolescente.

Resumo

Estudo documental, com delineamento qualitativo, realizada entre 2011 a 2016 num serviço-escola universitário especializado em avaliações psicológicas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de descrever o processo de avaliação psicológica e as particularidades do processo psicodiagnóstico de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Considerou-se nove laudos psicológicos de pacientes de 7 a 18 anos, interpretados através de análise temática. A categorização dos dados resultou em cinco temas: Avaliação, Paciente, Família, Aspectos Cognitivos e Aspectos Socioemocionais. Observou-se na avaliação psicológica: dificuldades nos cuidados exigidos durante o processo, na coleta de informações pregressas em especial acerca do histórico familiar e, alto número de encaminhamentos. Ao psicólogo cabe o esforço de realizar avaliação que contemple a criança ou adolescente em suas particularidades, adaptando o processo as suas necessidades e tentando ao máximo ser justo em seu parecer. Ter sido exposto a tantas condições adversas de vida e saúde, desde o nascimento, gera impactos negativos significativos que requerem um olhar atento, de compreensão e de cuidado.

Biografia do Autor

Érica Prates Krás Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Chrystian da Rosa Kroeff, Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicólogo. Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Mestre em Psicologia. Doutorando em Psicologia pela UFRGS. Professor Auxiliar do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Euclides José de Mendonça Filho, Psychiatry Institute da McGill University,

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Pós Doutorando pelo Psychiatry Institute da McGill University, Monteral

Denise Balem Yates, Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia. Mestre e Doutora em Psicologia. Coordenadora do Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

Borges, Érica P. K., Kroeff, C. da R., Mendonça Filho, E. J. de, & Yates, D. B. (2021). Psicodiagnóstico com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional: estudo documental com laudos psicológicos. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(1), 127–140. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5193