O enigma do desejo: uma interface entre psicanálise e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.5423

Palavras-chave:

Libido, Psicanálise, Teoria freudiana, Literatura, Poesia.

Resumo

Esta é uma revisão narrativa realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de descrever a noção de desejo fundamentada na teoria lacaniana e freudiana e ilustrá-la com um texto literário portador de perspectiva análoga. Este trabalho apresenta os seguintes tópicos: o enigma da noção de desejo, delimitação teórica, definição psicanalítica, laço entre literatura e psicanálise e ilustração literária. A partir desse percurso, verificou-se que a definição psicanalítica do desejo, que difere da proveniente do senso comum e da filosófica, encontra correspondência em um poema do escritor simbolista Camilo Pessanha.

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Ramos
    Bacharel e Licenciada em Letras Português/Alemão. Psicanalista. Especialista em Ciências Humanas. Mestre em Língua Portuguesa. Doutora em Literatura Portuguesa. Professora de Literatura do Colégio Objetivo, São Paulo, SP
  • Paulo Rodrigo Unzer Falcade
    Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia Social. Professor do NPP, São Paulo, SP
  • Araceli Albino
    Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicanálise e Linguagem. Especialista em Psicopatologia Psicanalítica e Contemporânea. Especialista em Psicoterapia. Doutora em Psicologia. Coordenadora do NPP, São Paulo, SP,

Publicado

2021-04-21

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

O enigma do desejo: uma interface entre psicanálise e literatura. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 463–471, 2021. DOI: 10.18554/refacs.v9i2.5423. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/5423. Acesso em: 5 dez. 2025.