Qualidade de vida dos residentes do programa de residência multiprofissional de um hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v11i4.6786Palavras-chave:
Qualidade de vida, Internato e residência, Hospitais, SaúdeResumo
Objetivo: avaliar a qualidade de vida dos residentes multiprofissionais em hospital público de ensino. Método: estudo transversal, quantitativo, inferencial, teste t-student (p?0,05) para grupos independentes, com amostra não probabilística daqueles matriculados em 2023, em hospital do Triângulo Mineiro, Brasil. Aplicados instrumentos sobre perfil sociodemográfico e WHOQOL-BREF. Resultados: participaram 34 residentes, solteiros, com experiência profissional prévia, média de idade de 28,1 para residentes do primeiro ano, e de 28,4 para os do último ano. Não houve diferenças estatísticas na percepção da qualidade de vida. Menores escores foram para domínios psicológico (média R1:14,5; R2:14,4); das relações pessoais entre os residentes do primeiro ano (média: 14,3) e, autoavaliação da qualidade de vida (média:14,4) e meio ambiente (média:14,5) entre os residentes do último ano. Conclusão: a pesquisa poderá contribuir para a reflexão e alerta aos gestores sobre a temática, na perspectiva de se buscar estratégias visando preservar a qualidade de vida dos residentes no aspecto físico e psicossocial.
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