Prevenção da COVID-19 entre profissionais de saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7194Palavras-chave:
Educação em Saúde, Prevenção de doenças, Pessoal da Saúde, Pandemias, COVID-19, Centros de SaudeResumo
Objetivo: analisar o impacto da intervenção educativa na prevenção da COVID-19 entre profissionais de saúde. Método: estudo epidemiológico quase-experimental com pré e pós-teste, de abordagem quantitativa do tipo analítica com correlação entre variáveis realizado numa cidade do interior paulista. O estudo foi dividido em quatro etapas: pré-teste; capacitação da equipe; testagem para detecção de anticorpos contra a COVID-19 em grupo similar de outra unidade de saúde e no grupo pesquisado, e pós-teste. A intervenção educativa se deu por meio de ambiente virtual de aprendizado utilizando o aplicativo de conversas WhatsApp, no total de quatro temáticas realizadas semanalmente. Resultados: participaram 30 profissionais, dos quais 83,33% eram mulheres, 36,6% profissionais de enfermagem, 30% tinham mais de 60 anos; 80% não apresentavam condição de risco e 50% possuíam ensino médio. Com relação à função, no grupo composto por administrativos, atendentes e serviço de limpeza, observou-se que as variáveis demonstraram tendência estatística de significância, visto que o valor de p=0,02 e 0,008, respectivamente, no pré-teste, e de p=0,01 e 0,004, nos pós-testes. Comparando os valores das variáveis independentes, antes e após a intervenção, nota-se aumento dos valores de média, mediana e moda e uma redução de desvio e erro padrão. Dos resultados obtidos das testagens entre os profissionais que fizeram parte da pesquisa e os que não participaram, verifica-se que a taxa de positividade dos participantes foi de 14,94% e dos não participantes foi de 34,52%. Conclusão: verificou-se que a educação permanente proporcionou a construção de conhecimentos para os profissionais de saúde na direção de uma prática mais segura e resolutiva.
Referências
Ministério da Saúde (Brasil). COVID-19 Guia orientador para o enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde [Internet]. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado em 3 set 2021]. 254 p. Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/covid-19-guia-orientador-para-o-enfrentamento-da-pandemia-na-rede-de-atencao-a-saude/
Rio AFM, Lira LSSP, Reis IM, Silva GA. Atenção primária à saúde frente à COVID-19 em um centro de saúde. Enferm Foco (Brasília) [Internet]. 2020 [citado em 4 set 2021]; 11(1 N esp): 246-51. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/download/3666/836
Sart DT, Lazarini WS, Fontenelle LF, Almeida APSC. Qual o papel da Atenção Primária à Saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Epidemiol Serv Saúde [Internet]. 2020 [citado em 4 set 2021]; 29(2):e2020166. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/SYhPKcN7f8znKV9r93cpF7w/?format=pdf&lang=pt
Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. D.O.U., Brasília, DF, 21 set 2017 [citado em 12 set 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
Cavalcante JR, Santos ACC, Bremm JM, Lobo AP, Macario EM, Oliveira, WC, et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol Serv Saúde [Internet]. 2020 [citado em 3 out 2021]; 29(4):e2020376. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/zNVktw4hcW4kpQPM5RrsqXz/?format=pdf&lang=pt
Brito SBP, Braga IO, Cunha CC, Palacio MAV, Takenami I. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigil Sanit Debate [Internet]. 2020 [citado em 03 out 2021]; 8(2):54-63 DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01531.
Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde [Internet]. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2012 [citado em 4 set 2021]. 44 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf
Bielicki JA, Duval X, Gobat N, Goossens H, Koopmans M, Tacconelli E, et al. Monitoring approaches for health-care workers during the COVID-19 pandemic. Lancet Infect Dis. [Internet]. 2020 [citado em 10 out 2021]; 20(10):e261-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473309920304588/pdfft?md5=a4f32b8b65f403b84899f72cbef0c9ef&pid=1-s2.0-S1473309920304588-main.pdf
Jackson Filho MJ, Assunção AA, Algranti E, Garcia EG, Saito CA, Maeno M. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Rev Bras Saúde Ocup. [Internet]. 2020 [citado em 3 out 2021]; 45:e14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbso/a/Km3dDZSWmGgpgYbjgc57RCn/?format=pdf&lang=pt
Machado MH, Wermelinger M, Machado AV, Pereira EJ, Aguiar Filho W. Perfil e condições de trabalho dos profissionais da saúde em tempos de COVID-19: a realidade brasileira. In: Portela MC, Reis LGC, Lima SML, editores. Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde [Internet]. Rio de Janeiro: Observatório Covid-19 Fiocruz; 2022 [citado em 15 abr 2022]. p. 283-295. (Série Informação para ação na Covid-19). Disponível em: https://books.scielo.org/id/kymhj/pdf/portela-9786557081587-21.pdf
Santos TA, Santos HS, Silva MN, Coelho ACC, Pires CGS, Melo CMM. Precarização do trabalho de enfermeiras, técnicas e auxiliares de Enfermagem nos hospitais públicos. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2018 [citado em 13 abr 2022]; 52:03411. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/reeusp/a/CdSrXtq7CJvx4syWxnwtmKm/?format=pdf&lang=pt
Galhardi CP, Freire NP, Minayo MCSM, Fagundes MCM. Fato ou fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da COVID-19 no Brasil. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2020 [citado em 13 abr 2022]; 25(Supl 2):4201-10. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csc/a/XnfpYRR45Z4nXskC3PTnp8z/?format=pdf&lang=pt
Filho FGS, Menezes EN. O uso do aplicativo whatsapp como ambiente virtual de educação. In: VI Congresso Nacional de Educação [Internet]. Anais VI CONEDU. Campina Grande, PB: Realize Editora; 2019 [citado em 05 maio 2022]. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61763
Holanda LAL, Nascimento ADA, Borges BS, Pereira FT, Frade AL, Santos CB, et al. Teleodontologia, formação profissional e assistência odontológica no sistema único de saúde brasileiro: relato de experiência. Revista Journal of Health [Internet]. 2020 [citado em 22 fev 2024]; 1(24):51-67. Disponível em: https://phantomstudio.com.br/index.php/JournalofHealth/article/download/1579/pdf
Go?rgens P, Andrade P. A educação universitária apoiada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: algumas ideias práticas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar [Internet]. 2020 [citado em 22 fev 2024]; 6(17):267-80. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969/2112
Freitas FV, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface Comun Saúde Educ. [Internet]. 2011 [citado em 05 maio 2022]; 15(36):243-55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/RPNY3vRSTRHssdB7YP5KYks/?format=pdf&lang=pt
Rosane ASM, Cristiane AS. A educação em saúde no contexto da atenção primária em saúde. Rev Fam, Ciclos Vida Saúde Contexto Soc. [Internet]. 2017 [citado em 13 abr 2022]; 5(Supl 2):282-88. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/2261/2221
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.