Entre a cruz e a espada: dilemas na gestão de recursos humanos da atenção primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7574

Palavras-chave:

Gestão de recursos humanos, Atenção primária à saúde, Saúde Pública, Tomada de Decisões

Resumo

Objetivo: investigar os desafios enfrentados na gestão de recursos humanos da atenção primária. Métodos: estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa. Foram exploradas entrevistas semiestruturadas realizadas em 2019 com vinte e oito coordenadores de atenção primária de municípios do interior do Piauí. A análise temática foi realizada com auxílio do software MAXQDA. Resultados: foram identificados 52 segmentos de falas dos coordenadores relacionados à temática de análise, codificados em oito subcategorias, que conformaram as duas categorias temáticas: perfil profissional desalinhado com as necessidades da atenção primária e tensões sobre remuneração e jornada de trabalho, com destaque para o foco no dilema da flexibilização da jornada de trabalho dos profissionais, suas motivações e impactos. Conclusão: questões relacionadas ao gerenciamento de recursos humanos e em especial à remuneração e jornada de trabalho impulsionam gestores à difíceis tomadas de decisão na busca de soluções para a manutenção operacional dos serviços de saúde primários, afrontando normativas e questões éticas.  

Biografia do Autor

Mailson Fontes de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Enfermagem (UFPI), com especialização em Docência na Saúde (UFRGS), mestrado Profissional em Saúde da Família (FIOCRUZ) e doutorado em Enfermagem e Saúde (UESB). Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva - GPESC/UFPI. Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/ABRASO - Núcleo UFPI). Interesses nas áreas de Saúde Coletiva, Políticas, Avaliação e Gestão em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Informática aplicada à saúde.

Cristina Setenta Andrade, Universidade Estadual Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Enfermagem pela Escola Adventista de Enfermagem (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Líder do grupo de pesquisa "Organização de Serviços de Saúde", desenvolvendo pesquisa nas linhas produção do cuidado, educação permanente e gestão em saúde. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade do Sudoeste da Bahia. Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Publicado

2024-07-06

Como Citar

Fontes de Carvalho, M., & Setenta Andrade, C. (2024). Entre a cruz e a espada: dilemas na gestão de recursos humanos da atenção primária . Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(2). https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7574

Edição

Seção

Artigos originais