Sobre a Revista
Foco e Escopo
Missão da Revista
Divulgar pesquisas e outras modalidades de publicações relacionadas a educação e Linguagem.
Política Editorial
A Revista Iniciação & Formação Docente aceita artigos e relatos de experiências, nas áreas de Educação e/ou Linguagem, que discutam: a) políticas públicas para formação inicial e continuada de professores; b) linguagem, educação e sociedade; c) metodologias de ensino; d) Pesquisa e formação de professores; e) leitura, escrita e produção de conhecimento; f) ensino-aprendizagem da leitura e escrita na escola.
NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO (em português)
1. Os artigos devem ser enviados exclusivamente pela internet. Podem ser submetidos artigos em língua portuguesa ou espanhola.
2. O título do artigo deve ser redigido em português e inglês ou espanhol e inglês, um após o outro, centralizado, todas as letras maiúsculas. O título em inglês deve estar em itálico.
3. Os arquivos devem ser submetidos sem o(s) nome(s) do(s) autor(es); a identificação deve estar apenas no sistema (sendo assim, os dados digitados no sistema devem estar completos).
4. A formatação da página deve ser a seguinte: 2cm de margem de todos os lados. Fonte arial 12. Espaço entre linhas 1,5. Mínimo de 10 páginas e máximo de 25.
5. Os resumos devem conter, no máximo, 200 palavras e ser redigidos em português e inglês OU espanhol e inglês, precedidos respectivamente das palavras Resumo e Abstract ou Resumen e Abstract, bem como a indicação das palavras-chave (no máximo seis) que deverão conter os termos Palavras-chave e Keywords ou Palabras clave. Fonte: Arial 11, espaço entre linhas: simples. As palavras devem ser separadas por ponto-e-vírgula.
6. As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho. Ex.: (BOSI, 1988, p. 25-30)
7. As citações deverão ser feitas no corpo do trabalho (até 3 linhas) em fonte arial 12 e somente entre aspas. Citações acima de 3 linhas devem ser feitas em parágrafo à parte. Adentramento de 4 cm da margem, parágrafo justificado, arial 11, espaço entre linhas: simples. Não usar itálico ou qualquer outro tipo de marcação. Não numerar as páginas do manuscrito.
8. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e se restringir às obras citadas no texto. Antes de citar a bibliografia, colocar somente palavra REFERÊNCIAS em negrito.
9. A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados.
10. Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados junto com o texto no lugar correto.
11. Cada artigo poderá ter um autor e dois coautores. Cada autor/coautor só poderá aparecer em um único artigo. O orientador/coordenador só pode ser autor/coautor de um único artigo numa mesma edição da revista.
10. Alunos de graduação e pós-graduação (mestrado) poderão enviar artigos e relatos de experiência desde que em coautoria com o orientador.
11. A revista Iniciação & Formação Docente detém o copyright dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.
Processo de Avaliação pelos Pares
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os manuscritos submetidos à Revista Iniciação & Formação Docente é realizado primeiramente um check-list para a verificação do cumprimento das normas da revista pelo funcionário da secretaria. AVALIAÇÃO PELOS PARES. Em seguida, são encaminhados para a fase de revisão por pares, onde, no mínimo, dois pareceristas externos emitirão os pareceres, os quais são selecionados por especialidade e/ou/afinidade emrelação ao conteudo tematico dos trabalhos em apreciação. Em caso de divergências entre os revisores, será requisitada a avaliação do manuscrito por um terceiro revisor, para assim fundamentar a decisão editorial final, de acordo com o fluxo de trabalho descrito a seguir:
1. Avaliação do check-list pela secretaria quanto à adequação as normas da revista;
2. Os manuscritos atendem as normas da revista e passam por uma avaliação do(s) editor (es) da revista quanto ao escopo e a política editorial;
3. O editor-chefe designa o manuscrito para os revisores;
4. O sistema de avaliação é duplo-cego, onde os revisores emitem o peer review (parecer), que será usado pelo editor para a aprovação ou não do manuscrito. No caso de conflito entre os pareceristas será convocado um terceiro avaliador;
5. Comentários e pedidos de correções feitos pelos avaliadores serão encaminhados ao autor correspondente;
6. Após as correções serem feitas o autor correspondente encaminha a versão revisada do manuscrito que será encaminhada para os revisores para a emissão do relatório final;
7. As sugestões dos revisores e as consequentes respostas dos autores serão analisadas pelo editor chefe, para a emissão da decisão final e posterior encaminhamento da decisão aos autores;
8. O manuscrito aceito é enviado para o iniciar o processo de edição onde passa pela revisão da Língua Portuguesa.
9. Após é realizada a diagramação prévia do manuscrito, sendo enviado ao autor para análise e conferência e organização de tabelas, figuras, imagens e formatação geral;
10. Após esta etapa, é requerido aos autores declarar formalmente qualquer conflito de interesse, e cessão de direitos autorais à revista;
11. A versão final do manuscrito passa pela aprovação do Editor-Chefe e é encaminhada para publicação no sistema da revista.
Observação Importante: Não há taxa de submissão ou publicação.
Periodicidade
A Revista Iniciação & Formação Docente possui periodicidade semestral de publicações (2 edições/ano).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação no processamento dos artigos.
Histórico do periódico
A Revista Iniciação & Formação Docente foi criada com o objetivo inicial de publicar textos de bolsistas (de ID, supervisores e Coordenadores) do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Tanto que o primeiro e segundo volumes, publicados em 2014, são compostos por artigos completos resultantes de comunicações e painéis apresentados no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do Pibid - realizados em dezembro de 2013 na UFTM.
A partir do segundo volume de 2015, quando passou a ser editada somente pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE), este periódico manteve o seu caráter multidisciplinar, mas definiu como áreas principais de interesse a Educação e a Linguagem. A partir dessas duas áreas, busca publicar artigos que discutam: a) políticas públicas para formação inicial e continuada de professores; b) linguagem, educação e sociedade; c) metodologias de ensino; d) Pesquisa e formação de professores; e) leitura, escrita e produção de conhecimento; f) ensino-aprendizagem da leitura e escrita na escola.
Na avaliação do Qualis CAPES, quadriênio 2013-2016, recebeu B3 na área de Ensino.
Como faz parte das preocupações do grupo editor deste periódico a criação de possibilidades para que alunos de graduação e mestrandos possam também publicar os resultados de suas pesquisas, em 2018, foram criadas as sessões para publicação de TCC e Relato de Experiência Docente. Com isso, a revista faz uma retomada de seu objetivo inicial, ser também uma publicação de trabalhos iniciais.
Além disso, passou a ser foco desta revista, desde o ano de 2017, a publicação de artigos e relatos de experiências, desde que relacionados as suas temáticas de interesse, produzidos dentro do escopo das políticas de internacionalização. Principalmente, aqueles resultantes das perspectivas de internacionalização sul-sul.