Edições anteriores
-
Revista Iniciação & Formação Docente
v. 12 n. 1 (2025)Iniciamos o ano de 2025 com as publicações em fluxo contínuo, assim, teremos publicações adicionais neste volume ao longo do ano.
-
TEMA: Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.
v. 8 n. 4 (2021)RESUMO: A Revista Iniciação & Formação Docente receberá, no período de setembro a novembro de 2021, artigos sobre o tema ESCRITA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERCULTURALIDADE: ESTUDOS E PESQUISAS para publicação no IV volume de 2021. Podem ser submetidos artigos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Todos os participantes do III Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: estudos e pesquisas e I Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil - África, estudos e pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) estão convidados a mandarem seus trabalhos completos para este volume.
Alunos de graduação (com textos resultantes de projetos de Iniciação Científica ou de Iniciação à Docência) e alunos de pós-graduação (mestrado) poderão enviar artigos desde que o orientador seja autor ou coautor.
-
TEMA: “Descolonizando a pedagogia: olhares do Sul”
v. 8 n. 3 (2021)RESUMO: Este dossiê visa reunir pesquisas empíricas e reflexões teóricas acerca da de(s)colonização da educação, considerando em especial as contribuições de um pensar suleado para a prática pedagógica no Sul Global. As reflexões vinculadas ao grupo modernidade/colonialidade/decolonialidade, Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e ao diálogo Sul-Sul serão privilegiadas, todavia encorajamos propostas outras que se coloquem como críticas e superadoras do eurocentrismo e de seu sucedâneo cultural estadunidense.
Temas como decolonização do currículo, da gestão em educação, das políticas educacionais e da formação docente; educação especial inclusiva e pensamento decolonial, raça e gênero no contexto da de(s)colonização da educação, interseccionalidades e educação, pedagogias indígenas e educação quilombola são esperados.
Acolheremos também reflexões sobre Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire Lélia Gonzalez e outros pensadores e pensadoras da educação que enfrentaram a subalternização ou foram reprimidos pelos artífices da colonialidade.
-
Dossiê: Exercícios de escrita sobre metodologias de ensino da língua portuguesa no Brasil e em Angola
v. 7 n. 1 (2020)Comissão Organizadora
Arlinda Conceição Santos (ISCED-CS)
José Antônio Vieira (PGLB/UFMA)
Marinalva Vieira Barbosa (UFTM)
-
Escrita acadêmica e produção de conhecimento no ensino superior: um desafios para todas as áreas.
v. 6 n. 2 (2019)Organização do volume: Profª.Dra. Janaina Zaidan Bicalho Fonseca -
Políticas Linguísticas, Escrita e Formação de Professores no Brasil e em Angola
v. 5 n. 2 (2018)Marinalva Vieira Barbosa (org.)