Vol. 7 No. 1 (2020): Dossiê: Exercícios de escrita sobre metodologias de ensino da língua portuguesa no Brasil e em Angola

					View Vol. 7 No. 1 (2020): Dossiê: Exercícios de escrita sobre metodologias de ensino da língua portuguesa no Brasil e em Angola

Comissão Organizadora

Arlinda Conceição Santos (ISCED-CS)

José Antônio Vieira (PGLB/UFMA)

Marinalva Vieira Barbosa (UFTM)

 

Published: 2020-06-04
  • DOSSIÊ: Exercícios de escrita sobre metodologias de ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Angola

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4615
    Marinalva Vieira Barbosa, José Antônio Vieira, Arlinda Conceição Santos
    1 a 3

Dossiê

  • Marcas de textualidade e referenciação em textos escritos por alunos de uma turma inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4582
    Luzia Rosa de Souza
    4 a 20
  • A construção da textualidade em cartas argumentativas de alunos do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4583
    Silvânia de Souza Abrantes
    21 a 37
  • A construção da textualidade no sétimo ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4584
    Patrícia Silva Almeida
    38 a 54
  • A (re)escrita de contos maravilhosos como proposta de produção textual no 6º ano de uma escola estadual do Município de Uberaba/MG

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4638
    Nayara Cristina de Sene Souza
    55 a 71
  • A produção textual na aprendizagem da escrita dos alunos da 4ª classe de uma escola primária do Sumbe em Cuanza Sul-Angola

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4591
    Elizabteh Monteiro, Carolina Maricel Aguiar Sanito, Paulino João de Fátima Adolfo, Samuel Joaquim Manuel, Santos Candeeiro Germano
    72 a 85
  • Uma avaliação textual diagnóstica e atividades de reescrita

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4592
    Naira Cristina Sarturi de Melo Lourenço
    86 a 106
  • Construção da progressão e argumentação em textos de alunos do ensino fundamental: diagnose e intervenção

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4594
    Silvana De Santi Vieira
    107 a 120
  • Análise dos textos produzidos pelos alunos da 6ª classe de uma Escola Primária do Sumbe

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4608
    Armando Cachine, Azéu José Luís, Figueiredo Jorge, Ilídio João Moutinho Sanito, Luzia Lisboa Pinto Boa
    121 a 140
  • Análise da produção escrita dos estudantes do I ciclo 7ª classe

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4610
    Baltazar Mateus, Belarmino Simão Proença Justino, Francisco Ernesto Venturas, João Cafaia Mussambue, Joaquim António Caconda, Severino Sasokele Tulumba
    141 a 154
  • Análise diagnóstica de produção de texto

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4605
    Melina de Paulo
    155 a 168
  • Análise de textos de alunos da 2ª classe numa das escolas do Município do Sumbe

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4613
    Boano Paulino, Cláudio Manuel Joaquim, Ernesto Arthur Correia De Oliveira, Fernando André Manuel, Luísa da Conceição de Sousa Varela, Maria Luciano Domingos
    169 a 177
  • Análise diagnóstica nas produções textuais de alunos nos anos finais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4611
    Girlane Guimarães Rocha
    178 a 192
  • Análise de texto de aluno do 9º ano de uma escola pública pela perspectiva da textualidade e da referenciação

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4612
    Talita Machiavelli do Carmo
    193 a 205