Análise dos textos produzidos pelos alunos da 6ª classe de uma Escola Primária do Sumbe
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4608Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Leitura, EscritaResumo
O presente artigo apresenta uma investigação sobre a prática pedagógica em sala de aulas de língua portuguesa e da produção de textos de alunos da educação primária do município do Sumbe, Província do Cuanza Sul - Angola. Os textos analisados foram escolhidos aleatoriamente e elaborados pelos alunos durante a aula que tinha como tema “a indústria”e como subtema “leitura e interpretação do texto o algodão”. Nas análises, procuramos aferir o nível de compreensão e conhecimento dos alunos no que diz respeito à ortografia, uso da pontuação, a construção dos parágrafos, a coesão, a coerência e ao atendimento do enunciado. Por fim, fizemos uma avaliação crítica sobre a situação real dos textos dos alunos, bem como seus domínios sobre a leitura e escrita da língua portuguesa.
Referências
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula – Leitura & Produção, 7ª ed. Cascavel: Assoeste, 1984.
AZEVEDO, Fernando José Fraga. Metodologia da língua portuguesa. Portugal: Plural editores, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index