Uma avaliação textual diagnóstica e atividades de reescrita
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4592Palavras-chave:
Avaliação Diagnóstica, Análise Textual, Reescrita Textual.Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma análise dos problemas textuais mais frequentes nas produções de alunos do ensino fundamental e recorrer a atividades de reescrita como intermediação do processo de aperfeiçoamento do texto escrito. Para tanto, foi realizada uma avaliação diagnóstica de uma produção textual de um aluno do nono ano do ensino fundamental, texto este representativo dos problemas mais recorrentes nesta fase de ensino. A análise baseia-se nas obras de Koch e Elias e Santos, Riche e Teixeira no que se refere à progressão temática, textual e articuladores no texto argumentativo. Por um lado, a análise desenvolvida permite concluir que as principais dificuldades referem-se a coesão e coerência na utilização dos recursos linguísticos. Por outro, verifica-se que é possível trabalhar essas questões a partir de atividades de reescrita eficazes no aprimoramento do texto.
Referências
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KOCH, V. I.; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2018
KOCH, V. I.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender. São Paulo: Contexto, 2018
QUINTANA, Mário: Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1966.
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