Uma avaliação textual diagnóstica e atividades de reescrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4592

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica, Análise Textual, Reescrita Textual.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise dos problemas textuais mais frequentes nas produções de alunos do ensino fundamental e recorrer a atividades de reescrita como intermediação do processo de aperfeiçoamento do texto escrito. Para tanto, foi realizada uma avaliação diagnóstica de uma produção textual de um aluno do nono ano do ensino fundamental, texto este representativo dos problemas mais recorrentes nesta fase de ensino. A análise baseia-se nas obras de Koch e Elias e Santos, Riche e Teixeira no que se refere à progressão temática, textual e articuladores no texto argumentativo. Por um lado, a análise desenvolvida permite concluir que as principais dificuldades referem-se a coesão e coerência na utilização dos recursos linguísticos. Por outro, verifica-se que é possível trabalhar essas questões a partir de atividades de reescrita eficazes no aprimoramento do texto.

Biografia do Autor

Naira Cristina Sarturi de Melo Lourenço, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESTUDANTE DE MESTRADO EM LETRAS

Referências

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem – Componente do ato pedagógico. CORTEZ Editora, 2011

KOCH, V. I.; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2018

KOCH, V. I.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender. São Paulo: Contexto, 2018

QUINTANA, Mário: Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1966.

SANTOS, L.W.; RICHE, R. C.; TEIXEIRA, C. S. Análise e produção de textos.São Paulo: Contexto, 2013

Downloads

Publicado

2020-06-04