Análise de textos de alunos da 2ª classe numa das escolas do Município do Sumbe

Autores

  • Boano Paulino
  • Cláudio Manuel Joaquim
  • Ernesto Arthur Correia De Oliveira
  • Fernando André Manuel
  • Luísa da Conceição de Sousa Varela
  • Maria Luciano Domingos

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4613

Palavras-chave:

Aprendizagem, Leitura, Escrita

Resumo

Com o presente artigo pretende-se apresentar de forma concisa o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita por parte dos professores e alunos em uma das escolas do ensino primário do Sumbe. O artigo centrou-se no relato de professores e alunos deste sistema de ensino, mediante os resultados das respostas dadas a um questionário. Além da aplicação do questionário, utilizou-se os seguintes métodos: a observação direta das aulas e a análise dos textos produzidos pelos alunos. Esta atividade permitiu levantar a situação real da vida quotidiana dos professores e dos alunos no trabalho com o ensino da leitura e escrita. As respostas obtidas, por meio da análise do  questionário aplicado, observação de aulas e textos produzidos pelos alunos mostram que alguns alunos têm dificuldades na aquisição da leitura e da escrita. Isto tem a ver com certas dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos tais como: quanto aos professores, os baixos salário que os desmotivam, as péssimas condições de trabalho em salas de aula, a falta de transporte a tempo e hora, visto que, alguns professores vivem distante do local de serviço.  Quanto aos alunos, a escassez de livros didáticos que incentivem a leitura e a escrita, a falta de condições em salas de aulas, visto que, as salas são pequenas e com elevado número de alunos e as péssimas condições sociais.

Biografia do Autor

Boano Paulino

https://orcid.org/0000-0003-4916-0593

Referências

CARVALHO de V. Filomena, CHAMUONGO, António, Manual e lingua portuguesa da 2º classe, 1ª ed., Luanda. 2018

MARCUSCHI Luís António, Produção textual, análise de gêneros e compreensão, vol. 2. São Paulo, Brasil, ed., Parábola. 2008

RIOLFI Claudia Rosa, ALMEIDA Sonia, BARZOTTO Valdir Heitor, Leitura e Escrita, ed., São Paulo: Paulistana. 2013

SOUZA Solange Jobim, INFÂNCIA E LINGUAGEM 11 ed., Campinas, Brasil: Papirus Editora 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-04