Análise de textos de alunos da 2ª classe numa das escolas do Município do Sumbe
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4613Palavras-chave:
Aprendizagem, Leitura, EscritaResumo
Com o presente artigo pretende-se apresentar de forma concisa o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita por parte dos professores e alunos em uma das escolas do ensino primário do Sumbe. O artigo centrou-se no relato de professores e alunos deste sistema de ensino, mediante os resultados das respostas dadas a um questionário. Além da aplicação do questionário, utilizou-se os seguintes métodos: a observação direta das aulas e a análise dos textos produzidos pelos alunos. Esta atividade permitiu levantar a situação real da vida quotidiana dos professores e dos alunos no trabalho com o ensino da leitura e escrita. As respostas obtidas, por meio da análise do questionário aplicado, observação de aulas e textos produzidos pelos alunos mostram que alguns alunos têm dificuldades na aquisição da leitura e da escrita. Isto tem a ver com certas dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos tais como: quanto aos professores, os baixos salário que os desmotivam, as péssimas condições de trabalho em salas de aula, a falta de transporte a tempo e hora, visto que, alguns professores vivem distante do local de serviço. Quanto aos alunos, a escassez de livros didáticos que incentivem a leitura e a escrita, a falta de condições em salas de aulas, visto que, as salas são pequenas e com elevado número de alunos e as péssimas condições sociais.
Referências
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