A construção da textualidade no sétimo ano do ensino fundamental

Autores

  • Patrícia Silva Almeida Universidade Federal do Triangulo Mineiro PROFLETRAS

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4584

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica, Escrita, Produção Textual

Resumo

Este relato de experiência docente analisa a construção da textualidade do texto de um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola localizada em Aparecida do Salto, distrito da cidade de Ituverava-SP. Os objetivos análise foram diagnosticar as dificuldades na produção textual e propor três planos de aula, de forma a auxiliar o aluno ao escrever e o professor de Língua Portuguesa na avaliação e na intervenção pedagógica nas aulas de produção textual. O texto foi analisado quanto à sua construção, segundo os critérios de textualidade propostos por Beaugrande & Dressler (1981). Observando, ainda, as reflexões apresentadas por Koch (1995, 2010,), Bakhtin (1997), Koch e Elias (2016), Koch e Travaglia (2010), Fairchild (2007), Antunes (2003, 2010), Ciulla (2014) e Geraldi (2012), entre outros, verificou-se as dificuldades do aluno ao movimentar os recursos linguísticos no texto, quando de sua produção. Nesse sentido, este trabalho pode auxiliar os professores de Língua Portuguesa de forma a aplicar e aliar a teoria à prática em suas propostas pedagógicas, posteriores correções textuais e avaliações diagnósticas na sala de aula, sabendo que tais avaliações devem culminar em ações de intervenção que incidam nas dificuldades do aluno.

Biografia do Autor

Patrícia Silva Almeida, Universidade Federal do Triangulo Mineiro PROFLETRAS

Graduada em Letras

Mestranda pelo PROFLETRAS da turma de 2019.

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Publicado

2020-06-04