Análise diagnóstica nas produções textuais de alunos nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Girlane Guimarães Rocha

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4611

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica, Plano Interventivo, Análise Linguística.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise diagnóstica da produção de textos narrativos de três alunos do 9° ano do Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia, escola pública do Distrito Federal, com base nos fatores de textualidade propostos por Beaugrande e Dressler(1981), além de apresentar um plano interventivo de ação com ênfase na análise linguística para solucionar as principais dificuldades encontradas no material levantado. Amparada pelas reflexões teóricas da Linguística Textual, a análise dos textos levantados fundamentou-se nas considerações propostas por ANTUNES (2011), GERALDI(2006), KOCH(2014) e MENDONÇA(2006).

Referências

ANTUNES, I. A. Aula de português: encontro & interações. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. A. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUZEN, C. E MENDONÇA, M (Orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 163-180.

ANTUNES, Irandé. Análises de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2011.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

GERALDI, J. W (org.). O texto na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore. A coesão textual. 19. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTI, Marianne C. B. (orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística e produção de textos: reflexão em busca de autoria. Revista Na Ponta do Lápis, São Paulo, ano XII, n. 27, p. 73-88, jul. 2016.

Downloads

Publicado

2020-06-04