Construção da progressão e argumentação em textos de alunos do ensino fundamental: diagnose e intervenção
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4594Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Produção textual, Coesão, Coerência, LeituraResumo
O objetivo deste estudo é apresentar uma análise diagnóstica de produção textual de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Conquista M.G. A metodologia de estudo foi uma pesquisa participante, na qual foi solicitado aos alunos que produzissem um texto dissertativo-argumentativo com o tema solidariedade. As produções foram analisadas e foi possível verificar que apresentam algumas dificuldades na construção da progressão, principalmente, no que diz respeito à coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade e informalidade. A análise dos textos demonstrou que o professor de língua portuguesa precisa orientar os alunos na prática da leitura, pois assim, terão maiores chances de realizarem uma produção textual com maior sucesso, desenvoltura e criticidade. A proposta de intervenção realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental culminou na realização de uma produção sobre o tema solidariedade. No entanto, além de estudo sobre o tema, também realizaram uma atividade prática, na qual, puderam ajudar uma família da comunidade local, em condições de vulnerabilidade econômico-social. Puderam realizar um ato solidário e assim, tiveram maior condição de escrever sobre o tema, pois foi construída, na prática, a argumentação.
Referências
BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. (Org.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. E-book.
DI LORENZO, W. Teoria do estado de solidariedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
FERNANDES, C. Ensino fundamental: planejamento da prática pedagógica. Revelando desafios tecendo ideias. Curitiba: Appris, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KOBS, V. D. Interpretação de textos para concursos. Curitiba, PR: IESDE, 2012.
LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2. ed., 2009.
REISSWITZ, F. Análise textual. São Paulo: Agbook, 2017.
SILVA, A.; PESSOA, A. C; LIMA, A. Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Autêntica,
TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, L. W.; RICHE, R. C. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013.
VIANA, J. O. A linguística textual e o ensino de língua portuguesa. São Paulo: Agbook, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index