v. 8 n. 4 (2021): TEMA: Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.

					Visualizar v. 8 n. 4 (2021): TEMA: Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.

RESUMO: A Revista Iniciação & Formação Docente receberá, no período de setembro a novembro de 2021, artigos sobre o tema ESCRITA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERCULTURALIDADE: ESTUDOS E PESQUISAS para publicação no IV volume de 2021. Podem ser submetidos artigos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Todos os participantes do III Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: estudos e pesquisas e I Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil - África, estudos e pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) estão convidados a mandarem seus trabalhos completos para este volume.

 

Alunos de graduação (com textos resultantes de projetos de Iniciação Científica ou de Iniciação à Docência) e alunos de pós-graduação (mestrado) poderão enviar artigos desde que o orientador seja autor ou coautor.

Publicado: 2021-12-31
  • Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.6140
    Amanda Regina Gonçalves, Valnecy Oliveira Corrêa Santos
    711 a 715

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.

  • Análise das produções textuais de alunos da 6ª classe sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5869
    Baptista Luís Abrantes Abrantes
    716 a 729
  • Biodiversidade local, territorialidades e singularidades na formação de professores de ciências

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5941
    Luiza Martins Carneiro Pereira Silva, Laís de Souza Rédua, Danilo Seithi Kato
    730 a 755
  • Dialogando com saberes: a utilização de saberes populares para a divulgação científica e o ensino de química

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.6149
    Ingrid Nunes Derossi
    756 a 764
  • O uso de aulas práticas para a aprendizagem no ensino de biologia.

    Paulo de Tarso Teles Dourado de Aragão, Deisianne Rodrigues da Silva, Maria Auxiliadora Silva Oliveira
    765 a 779
  • Atividade de ensino em liga acadêmica: contribuição da liga acadêmica de embriologia integrada à histologia-LAEH

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.4508
    Francisco Carlos de Oliveira Santos Júnior, Camila Galdino Sales Sousa, Maria Vitoria Evangelista Benevides Cavalcante, Ives Ribeiro Ponte, Gabriela Vieira Rolim de Sousa, Maria Auxiliadora Silva Oliveira
    780 a 793
  • Aprendendo a docência: estágio supervisionado em foco

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.4553
    MARIA IARA DE MENEZES MOTA, JONES BARONI FERREIRA MENEZES
    794 a 803
  • O professor pesquisador e a pesquisa na própria prática: contribuições para (re)pensar a formação e as práticas pedagógicas no ensino de ciências

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.4162
    Etiane Ortiz, Marcia da Costa, Andresa da Costa Ribeiro
    804 a 827
  • A necessidade da disciplina de libras no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5138
    Márcia Cristina Florencio Fernandes Moret, Alexia Cabezas Cabezas da Rocha, João Guilherme Rodrigues Mendonça
    828 a 848
  • A inclusão de uma criança com autismo no seu primeiro ano escolar na educação infantil: relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5568
    Izadora Princy Moreira, Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro, Luana Ugalde Cost4a
    849 a 860
  • Atuação de um psicólogo em um centro especializado em educação especial: novas reflexões

    Sir Breno Augusto
    861 a 883
  • Avaliação de alunos público alvo da educação especial: a visão de coordenadores e licenciandos de ciências da natureza

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.4225
    Fernanda Welter Adams, Dulcéria Tartuci
    884 a 900
  • O isolamento dentro do isolamento: um relato de vivência na educação prisional durante a COVID-19 em Uberaba –MG

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.6000
    Beatriz Molina, MARCELO
    901 a 910
  • O processo educativo e o ensino de história em instituições socioeducativas

    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.6235
    Ícaro Uriel Brito França, Janina Aparecida Lima, Renata Meire Ramos
    911 a 928