Dialogando com saberes: a utilização de saberes populares para a divulgação científica e o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.6149Resumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta formativa para a professores de química, baseada nos resultados de um projeto de extensão que abordou o diálogo entre os saberes populares de uma região e os saberes científicos. Como processo metodológico, inicialmente houve a execução do projeto de extensão nas redes sociais da universidade para a coleta dos saberes da comunidade regional, a criação do o diálogo entre o saber popular e o científico com uma linguagem acessível e informativa e em seguida a elaboração da proposta, que permite a integração dos eixos pedagógico e tecnocientífico utilizando a temática de fitoterápicos. Os resultados do projeto e da proposta, apontam para a possibilidade de uma formação acadêmica mais integradora e o cumprimento da relação entre extensão e ensino na universidade, além do uso das redes sociais para a divulgação e compartilhamento de conteúdos científicos de qualidade e de interesse da comunidade não acadêmica. Desta forma, destaca-se a relevância deste trabalho que permite a articulação entre os saberes populares e os acadêmicos, pois permite a aproximação dos estudantes de seu contexto social real, valorizando aspectos culturais locais e o conhecimento da sua comunidade, com o contexto científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index