Dialogando com saberes: a utilização de saberes populares para a divulgação científica e o ensino de química

Autores

  • Ingrid Nunes Derossi Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Iturama/MG

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.6149

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta formativa para a professores de química, baseada nos resultados de um projeto de extensão que abordou o diálogo entre os saberes populares de uma região e os saberes científicos. Como processo metodológico, inicialmente houve a execução do projeto de extensão nas redes sociais da universidade para a coleta dos saberes da comunidade regional, a criação do o diálogo entre o saber popular e o científico com uma linguagem acessível e informativa e em seguida a elaboração da proposta, que permite a integração dos eixos pedagógico e tecnocientífico utilizando a temática de fitoterápicos. Os resultados do projeto e da proposta, apontam para a possibilidade de uma formação acadêmica mais integradora e o cumprimento da relação entre extensão e ensino na universidade, além do uso das redes sociais para a divulgação e compartilhamento de conteúdos científicos de qualidade e de interesse da comunidade não acadêmica. Desta forma, destaca-se a relevância deste trabalho que permite a articulação entre os saberes populares e os acadêmicos, pois permite a aproximação dos estudantes de seu contexto social real, valorizando aspectos culturais locais e o conhecimento da sua comunidade, com o contexto científico.

Biografia do Autor

Ingrid Nunes Derossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Iturama/MG

Graduação em Licenciatura em Química- UFJF. Professora do magistério Superior na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Iturama/MG, Brasil. Correspondência: Avenida Antônio Baiano, 150, Cidade Nova, Iturama/MG, CEP: 38.280-000, Brasil. E-mail: ingrid.derossi@uftm.edu.br. ORCID iD - 0000-0002-0283-3968

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.