O uso de aulas práticas para a aprendizagem no ensino de biologia.

Autores

  • Paulo de Tarso Teles Dourado de Aragão Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Deisianne Rodrigues da Silva Universidade Vale do Acaraú - UVA
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira

Resumo

Objetivou-se analisar a eficácia das aulas práticas em Biologia como ferramenta no aprendizado entre alunos do ensino médio. Este estudo se caracteriza como do tipo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do ensino médio, totalizando 25 alunos. Estes participaram de aulas teóricas e práticas, onde foram submetidos a um questionário semiestruturados no final de cada etapa. Foi observado que os alunos obtiveram resultados melhores nos questionários aplicados após as aulas práticas e que há uma grande dificuldade de correlação entre a teoria estudada com a vivência diária. Conclui-se que as atividades práticas no ensino de Biologia se tornam mais eficazes quando se busca o verdadeiro aprendizado e o desenvolvimento do conhecimento nos alunos.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Teles Dourado de Aragão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2017). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019). Membro do Núcleo de Biotecnologia de Sobral (NUBIS) noS Laboratórios de Biologia Molecular e Laboratório de Fiosiologia e Neurociências, onde desenvolve estudos em prospecção de biocompostos em doenças psicossomáticas neurodegenerativas e desordens do humor. Além disso, tem conhecimento nas áreas de Microbiologia, Biologia Celular e Biologia Molecular aplicada

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.