A inclusão de uma criança com autismo no seu primeiro ano escolar na educação infantil: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5568Palavras-chave:
Inclusão, Autismo, Educação infantil.Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico e multiprofissional extraclasse, desenvolvido com um aluno diagnosticado com autismo em seu primeiro ano escolar, com o objetivo de verificar as barreiras existentes para sua inclusão, descrevendo as adaptações realizadas para o melhor atendimento deste aluno e elencar os cuidados especiais que foram realizados com ele para a inclusão na sala de aula do ensino regular. Onze estudantes da mesma idade, e duas professoras participaram do convívio escolar do aluno. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e a coleta de dados foi realizada a partir de observações participativas dos comportamentos do aluno e intervenções de suas professoras para a realização de relatórios. A fundamentação teórica foi realizada a partir de Filho (2010), Mantoan (2002 e 2008), Heredero (1999) e Semensato (2013). As principais barreiras que foram quebradas estão no apoio e aproximação dos pais com as professoras e a interação do aluno com as outras crianças e com a aula. As adaptações que se fizeram necessárias para este trabalho foram os relatórios sobre o desenvolvimento do aluno, intervenções e auxílio durante as atividades, os cursos de aperfeiçoamento docente e a dedicação por parte das professoras. Como síntese dos resultados, percebeu-se avanços com o atendimento do aluno como o olhar para com as professoras, diminuição dos gritos esporádicos dentro da sala, melhora de comportamento ao realizar as atividades e se alimentar, além de um aperfeiçoamento coordenativo ao segurar os materiais pedagógicos e entrar na fila.
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