A inclusão de uma criança com autismo no seu primeiro ano escolar na educação infantil: relato de experiência

Autores

  • Izadora Princy Moreira IFTM
  • Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro IFMT
  • Luana Ugalde Cost4a IFAC

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5568

Palavras-chave:

Inclusão, Autismo, Educação infantil.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico e multiprofissional extraclasse, desenvolvido com um aluno diagnosticado com autismo em seu primeiro ano escolar, com o objetivo de verificar as barreiras existentes para sua inclusão, descrevendo as adaptações realizadas para o melhor atendimento deste aluno e elencar os cuidados especiais que foram realizados com ele para a inclusão na sala de aula do ensino regular. Onze estudantes da mesma idade, e duas professoras participaram do convívio escolar do aluno. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e a coleta de dados foi realizada a partir de observações participativas dos comportamentos do aluno e intervenções de suas professoras para a realização de relatórios. A fundamentação teórica foi realizada a partir de Filho (2010), Mantoan (2002 e 2008), Heredero (1999) e Semensato (2013). As principais barreiras que foram quebradas estão no apoio e aproximação dos pais com as professoras e a interação do aluno com as outras crianças e com a aula. As adaptações que se fizeram necessárias para este trabalho foram os relatórios sobre o desenvolvimento do aluno, intervenções e auxílio durante as atividades, os cursos de aperfeiçoamento docente e a dedicação por parte das professoras. Como síntese dos resultados, percebeu-se avanços com o atendimento do aluno como o olhar para com as professoras, diminuição dos gritos esporádicos dentro da sala, melhora de comportamento ao realizar as atividades e se alimentar, além de um aperfeiçoamento coordenativo ao segurar os materiais pedagógicos e entrar na fila.

Biografia do Autor

Izadora Princy Moreira, IFTM

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2016) Pós Graduação em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2018) e Pós Graduação em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva pelo IFTM Campus Parque Tecnológico (2020). Atualmente é professora de educação infantil no Colégio Ideal e ministra aulas de reforço escolar para crianças de até 10 anos (Espaço: Cantinho do Saber). Além de diversos cursos na área da educação. Orientadora de TCC voluntária na graduação em Pedagogia do IFAM Instituto Federal do Amazonas. Aluna especial no curso Stricto Senso (Mestrado em educação) pela FFCLRP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político pedagógico, gestão democrática, adolescência e parâmetros qualitativos. Voluntária em três projetos sociais: Hamburgada do Bem, Bem da Madrugada e Tropa do Riso.

Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro, IFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE); Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Doutorado em Educação - Formação de professores pela Universidade de Lisboa (UL – em andamento); Docente de Libras no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT); Orientadora do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM)

Luana Ugalde Cost4a, IFAC

Orientadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, IFTM. Docente de psicologia e Coordenadora de Ações Inclusivas no Instituto Federal do Acre (IFAC). Mestre em Ensino Tecnológico, pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

 

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.