Atuação de um psicólogo em um centro especializado em educação especial: novas reflexões

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial Inclusiva, Inclusão, Álvaro Vieira Pinto, Psicologia Educacional, Formação Continuada

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as experiências de um psicólogo atuando na formação de educadores no contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O principal substrato teórico e conceitual para a discussão que empreendemos é o pensamento do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto (1909-1987). O funcionamento da instituição é descrito brevemente e posteriormente são relatados e discutidas algumas questões emergentes nos cursos de formação continuada oferecidos, como o paradoxo da “inclusão que exclui”, a caracterização da medicalização no âmbito da inclusão escolar e a permanência do discurso segregador e excludente em educação. Na discussão do trabalho enfatiza-se a dimensão intersubjetiva e existencial do processo educacional, assinalando a formação docente através da prática profissional e a questão desestruturação escolar. O texto é encerrado discutindo a (problemática) questão da pedagogia orientada aos transtornos e propondo algumas contribuições para o processo de inclusão no sistema de educação brasileiro.

Biografia do Autor

Sir Breno Augusto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Passo 1; Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Referências

ALGUMAS REFERÊNCIAS A TEXTOS DO AUTOR FORAM OMITIDAS PARA PRESERVAR O ANONIMATO.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.