Avaliação de alunos público alvo da educação especial: a visão de coordenadores e licenciandos de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.4225Palavras-chave:
Educação Especial, Desafio, Avaliação.Resumo
a avaliação se faz presente a todo o momento do nosso cotidiano, e não é diferente no contexto escolar, mas observa-se que a principal forma de avaliar os alunos ainda é através de testes, provas, ou seja, de instrumentos que apenas classificam os alunos. Essa visão de avaliação precisa ser mudada, para uma que veja esse momento do processo de ensino e aprendizagem também como uma forma de garantir o desenvolvimento do aluno, principalmente quando existe a presença do aluno público alvo da educação especial. Sendo assim, o presente artigo busca relatar como coordenadores e licenciandos vem o processo de avaliação de alunos público alvo da educação especial. Destaca-se que este trabalho refere-se a pesquisa de mestrado denominada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza” realizada no Estado de Goiás, em quatro Instituições de Ensino Superior Pública, tendo coordenadores e licenciandos como sujeitos, bem como entrevista e questionários como instrumento de coleta de dados. Por meio dos dados, podemos observar que a avaliação dos alunos público alvo da educação especial se apresenta como um desafio aos professores e futuros professores de ciências da natureza. Portanto, acreditamos ser de fundamental importância que concepções de avaliação sejam discutidas durante a formação de professores, e que nesta discussão o processo de avaliação de alunos público alvo da educação especial também seja discutida, bem como as suas especificidades e potencialidades, garantindo assim que ocorra a inclusão escolar, bem como uma avaliação inclusiva.
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