Avaliação de alunos público alvo da educação especial: a visão de coordenadores e licenciandos de ciências da natureza

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Catalão
  • Dulcéria Tartuci Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.4225

Palavras-chave:

Educação Especial, Desafio, Avaliação.

Resumo

a avaliação se faz presente a todo o momento do nosso cotidiano, e não é diferente no contexto escolar, mas observa-se que a principal forma de avaliar os alunos ainda é através de testes, provas, ou seja, de instrumentos que apenas classificam os alunos. Essa visão de avaliação precisa ser mudada, para uma que veja esse momento do processo de ensino e aprendizagem também como uma forma de garantir o desenvolvimento do aluno, principalmente quando existe a presença do aluno público alvo da educação especial. Sendo assim, o presente artigo busca relatar como coordenadores e licenciandos vem o processo de avaliação de alunos público alvo da educação especial. Destaca-se que este trabalho refere-se a pesquisa de mestrado denominada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza” realizada no Estado de Goiás, em quatro Instituições de Ensino Superior Pública, tendo coordenadores e licenciandos como sujeitos, bem como entrevista e questionários como instrumento de coleta de dados. Por meio dos dados, podemos observar que a avaliação dos alunos público alvo da educação especial se apresenta como um desafio aos professores e futuros professores de ciências da natureza.  Portanto, acreditamos ser de fundamental importância que concepções de avaliação sejam discutidas durante a formação de professores, e que nesta discussão o processo de avaliação de alunos público alvo da educação especial também seja discutida, bem como as suas especificidades e potencialidades, garantindo assim que ocorra a inclusão escolar, bem como uma avaliação inclusiva.

 

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Catalão

Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

Dulcéria Tartuci, Universidade Federal de Catalão

Pós-Doutorado em Educação Especial no PPGEEs-UFSCar, Doutorado (2005) e Mestrado (2001) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Graduada em Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão) e dos Cursos de Pedagogia e Educação do Campo da Unidade Acadêmica Especial de Educação da da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. É Coordenadora do Curso de Letramento para Estudantes com Deficiência e do Estágio do Curso de Pedagogia e Preside a CAD da UAEE/UFG. É uma das editoras da Revista Poiésis Pedagógica da UFG. Coordenou o Subprojeto do PIBID do Curso de Pedagogia e o LIFE/UFG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn) e é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC). Tem experiência na área de Educação e Formação Docente, com ênfase em Inclusão, Educação Especial e Necessidades Educacionais Especiais; Educação Infantil e Práticas Educativas; Estágio e Formação Docente.

Referências

ADAMS, F. W.; NEVES, P. F. A. C.; SILVA, B. R. Pensar a deficiência a partir das contribuições da abordagem histórico-cultural: o direito a educação especial. In: SILVA, A. A.; KUNZ, S. A. S (Ogs.) Direitos Humanos e Educação, Uberlândia, Culturatrix, 2018.

ADAMS, F. W.; ALVES, S. D. B.; NUNES, S; M. T. Gincana da Cinética Química: Superando Desafios no Processo de Ensino e Aprendizagem de Conceitos Químicos. Revista eletrônica Ludus Scientiae - (RELuS) v. 2, n. 1, Jan./Jun., 2018.

ANDRÉ, M. (org.). (1999). Pedagogia das diferenças na sala de aula. (9° ed.). Campinas, SP: Papirus.

BLOOM, B.; HASTINGS, J. T.; MADAUS, G. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Livraria Pioneira, 1983.

CAMPOS, T. M. OLIVEIRA A. A. S. (2005 janeiro/junho). Avaliação em Educação Especial: o ponto de vista do professor de alunos com deficiência. Estudos em Avaliação Educacional, 16(31), 28.

CAPELLINI, V. L. M. F. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns: avaliação do rendimento acadêmico. 2001. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.

CHISTOFARI, A. C.; BATPISTA, C. R. Avaliação da aprendizagem: práticas e alternativas para a inclusão escolar. Revista Educação Especial, v. 25, n. 44, p. 383-398 set./dez. 2012.

DALBEN, Ângela I. L. de Freitas. Avaliação escolar. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 11, n. 64, jul./ago. 2005.

DEMO. P. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009.

FREITAS, T A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho/ 2002.

GARCIA, R. L. A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso. In: ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2009. p. 29-49.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da préescola à universidade. 14ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1998

________. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre/RS: Mediação, 2014.

LAVRES, J. M. C. Avaliação para as aprendizagens dos alunos com Necessidades Educativas Especiais do 1º Ciclo numa Escola Pública: Reflexões sobre a Inclusão. Dissertação. Mestrado em Ciências de Educação (Área de Especialização em Avaliação em Educação). Universidade de Lisboa Instituto de Educação. Lisboa, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

________. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, H. H. T. D. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

______. O método instrumental em Psicologia. In: ______. Teoria e método em psicologia. Tradução Claudia Berliner. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 93- 101. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

TARTUCI, D.; ALMEIDA, J. D. C.; DIAS, D. T. "Professores de educação especial, atendimento educacional especializado em salas de recursos e a inclusão em Goiás. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016, p. 281-296.

ZAGO, Nadir et all. (Org.). Itinerários de Pesquisa – perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.