Aprendendo a docência: estágio supervisionado em foco
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.4553Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Biologia, AprendizagemResumo
Os estágios supervisionados estão presentes nos cursos de formação de professores e configuram-se fundamentais para a atuação inicial, sendo esse um momento adequado que vincula teoria e prática. Neste trabalho, descrevemos as experiências formativas aprendidas e desenvolvidas durante os estágios supervisionados no ensino médio de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Os estágios do primeiro e segundo ano foram realizados em uma escola de ensino regular, enquanto que no terceiro ano foi desenvolvido numa escola de educação profissional de tempo integral, onde foram desenvolvidas atividades de diagnóstico da escola, observação da prática docente, planejamentos e regências. As duas escolas são realidades distintas quanto à estrutura física, recursos didáticos e participação/interesse dos alunos durante as aulas, o que renderam atuações e reflexões diversas. Adequado ao cenário, as estratégias e recursos didáticos também foram particular à escola, sendo utilizado quadro branco e o livro didático, além do uso de mídias digitais e banners anatômicos. Nos projetos didáticos foi desenvolvido um jogo didático para aplicação do conhecimento sobre reprodução humana, uma mini oficina sobre alimentação saudável e uma live em rede social para a abordagem dos aspectos biológicos do coronavirus. Diante do exposto, evidencia-se que as vivências enquanto estagiária possibilitaram muitos saberes e experiências que somarão como base fundamental na minha atuação docente mesmo através dos constantes paradigmas que a escola pública apresenta, foi uma tarefa árdua, entretanto enriquecedora.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 9. 4 de março de 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1 –pp. 8-12, 2 de julho de 2015.
MELLO, S.P.T de; LINDNER, L.M.T. A Contribuição Dos Estágios Na Formação Docente: Observações De Alunos E Professores. IX- ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.
MELO, A. C. A.; ÁVILA, T. M.; SANTOS, D. M. C. UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO. Ciencia Atual: Revista Científica multidisciplinar da UniSão José, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 2-14. 2017.
MENEZES, J. B. F.; SILVA, H. D. A. Relevância e contribuições do estágio supervisionado para o exercício da profissão docente na percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas. Iniciação & Formação Docente, v. 5, n. 2, p. 36-49, 2018.
MONTEIRO, J. S.; SILVA, D. P. A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria- RS, v. 19, n. 3, p. 19-28, set-dez de 2015.
RODRIGUES, Micaías Andrade. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação, Piauí, v. 18, n. 55, p. 1009-1034, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/11.pdfhttps://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/11.pdf. Acesso em: 06 maio 2020
SANTANA, I. C. H.; SANTOS, F. A.; SILVEIRA, A. P.. Formação inicial de professores de biologia: o estágio supervisionado como momento de reflexão sobre a prática. Educação, Psicologia e Interfaces, v. 4, n.2, p. 22-34, 2020.
SILVA, H.I; GASPAR, M. Estágio supervisionado a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagogia., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.
UECE. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura – FAEC. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index