O professor pesquisador e a pesquisa na própria prática: contribuições para (re)pensar a formação e as práticas pedagógicas no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.4162Palavras-chave:
Professor pesquisador, Formação docente, Pesquisa na prática docente. Estudo teórico.Resumo
Este artigo trata a respeito do tema professor pesquisador, em que buscou-se abordar discussões a respeito da origem, principais características desse perfil de profissional, sua formação dando ênfase à investigação sobre a própria prática e os desafios e possibilidades que se apresentam para o professor pesquisador frente às demandas formativas contemporâneas. Observou-se que a formação do professor pesquisador se apresenta como uma tendência educacional, visto que há um consenso na literatura da área em relação à importância do professor atrelar a pesquisa à sua prática profissional, bem como a inserção da pesquisa na formação inicial dos futuros docentes. Para tanto, seria oportuno, durante a formação inicial do licenciando, inserir metodologias permeadas pela investigação, estudos que discutam a pesquisa, sua natureza e o seu fazer, proporcionando condições para que os futuros professores desenvolvam capacidades inerentes à pesquisa, pois o professor que alia suas condutas cotidianas à investigação, pesquisa e produção de conhecimento beneficia qualitativamente sua ação docente e ainda contribui positivamente com o aprendizado dos discentes. Finalizamos apresentando alguns exemplos de práticas realizadas por professores pesquisadores da Educação Básica que atuam no Ensino de Ciências, evidenciando que ser professor pesquisador é uma possibilidade frutífera para a qualidade do ensino, formação, desenvolvimento profissional e construção da identidade docente, mas que assim como outras ações, também apresenta desafios a serem superados.
Palavras-chave: Professor pesquisador; Formação docente; Pesquisa na prática docente; Ensino de Ciências.
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