O professor pesquisador e a pesquisa na própria prática: contribuições para (re)pensar a formação e as práticas pedagógicas no ensino de ciências

Autores

  • Etiane Ortiz http://orcid.org/0000-0001-8940-9563
  • Marcia da Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andresa da Costa Ribeiro Universidade Estadual do Centro Oeste- Departamento de Física

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.4162

Palavras-chave:

Professor pesquisador, Formação docente, Pesquisa na prática docente. Estudo teórico.

Resumo

Este artigo trata a respeito do tema professor pesquisador, em que buscou-se abordar discussões a respeito da origem, principais características desse perfil de profissional, sua formação dando ênfase à investigação sobre a própria prática e os desafios e possibilidades que se apresentam para o professor pesquisador frente às demandas formativas contemporâneas. Observou-se que a formação do professor pesquisador se apresenta como uma tendência educacional, visto que há um consenso na literatura da área em relação à importância do professor atrelar a pesquisa à sua prática profissional, bem como a inserção da pesquisa na formação inicial dos futuros docentes. Para tanto, seria oportuno, durante a formação inicial do licenciando, inserir metodologias permeadas pela investigação, estudos que discutam a pesquisa, sua natureza e o seu fazer, proporcionando condições para que os futuros professores desenvolvam capacidades inerentes à pesquisa, pois o professor que alia suas condutas cotidianas à investigação, pesquisa e produção de conhecimento beneficia qualitativamente sua ação docente e ainda contribui positivamente com o aprendizado dos discentes. Finalizamos apresentando alguns exemplos de práticas realizadas por professores pesquisadores da Educação Básica que atuam no Ensino de Ciências, evidenciando que ser professor pesquisador é uma possibilidade frutífera para a qualidade do ensino, formação, desenvolvimento profissional e construção da identidade docente, mas que assim como outras ações, também apresenta desafios a serem superados.

 

Palavras-chave: Professor pesquisador; Formação docente; Pesquisa na prática docente; Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Etiane Ortiz

Doutorado e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista
em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós - Graduação e Auditoria e Educação Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e
Ciências do Norte do Paraná. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Norte do Paraná e Licenciatura Plena em Ciências pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.

Marcia da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora no departamento de Química e Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências  e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina e graduada em  Física Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Andresa da Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Centro Oeste- Departamento de Física

Professora no departamento de Física da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro, Doutorado em Ciências  dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em  Física Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.