O processo educativo e o ensino de história em instituições socioeducativas

Autores

  • Ícaro Uriel Brito França Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Janina Aparecida Lima Secretaria de educação de Uberaba
  • Renata Meire Ramos Secretaria de educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.6235

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o processo educativo do Ensino de História, em Instituições Socioeducativas, com ênfase na observação de como a disciplina é ministrada no Centro Socioeducativo de Uberaba (CSEUR). Realiza-se uma análise sobre o eixo da Educação dentro da medida socioeducativa, sobre o ensino de História no país e em instituições socioeducativas, com posterior análise de como a disciplina é oferecida dentro do CSEUR. Trata-se de uma pesquisa histórica de natureza básica, de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais teóricos sobre Ensino de História e Socioeducação, como: Abud (2012); Amorim (2013); Barros (2018); Bittencourt (2018); Domingos (2014); Miranda (2009); Saviani (2013); Schmidt (2012); Volpi (2011), entre outros autores e legislações relacionadas ao tema. Os resultados enfatizam a importância e necessidade do ensino de História em ambiente socioeducativo.

Palavras-chave: História. Ensino. Socioeducação. CSEUR.     

Biografia do Autor

Ícaro Uriel Brito França, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutorando (aluno especial) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Educação no Ensino Médio, Técnico e Superior (UNIASSELVI). Especialista em Ciência das Religiões (Instituto Passo Um). Licenciado em Pedagogia (Faculdade Futura), Licenciado em História (UFTM), Licenciado em Letras Português-Inglês (Instituto IBRA). Bacharel em Direito (Facthus). Currículo Lattes nº 1168228380446250. E-mail: uriel.icaro@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7013-0968.

Janina Aparecida Lima, Secretaria de educação de Uberaba

Especialista em Educação Especial e Inclusiva (FAMESP). Licenciada em Pedagogia (UNINTER). Currículo Lattes nº 8854340832464045. E-mail: janlima@live.com.pt. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7819-447X.

Renata Meire Ramos, Secretaria de educação de Minas Gerais

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Logística (SENAC). Licenciada em Letras Português-Inglês (Mackenzie), Licenciada em Pedagogia (Universidade da Franca), Bacharel em Administração (UNIUBE). Professora da rede básica de educação na rede particular. Currículo Lattes nº 4635103268923208. E-mail: meira.renata@hotmail.com. ORCID – https://orcid.org/0000-0003-3175-123X

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.