A necessidade da disciplina de libras no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5138Palavras-chave:
Comunicação, Inclusão, Libras.Resumo
A comunicação entre surdo e ouvinte é de grande relevância para o desenvolvimento de ambos, estabelecendo a interação entre eles. Assim, torna-se necessário que o ouvinte tenha acesso a língua de sinais nos anos iniciais de escolarização. O objetivo dessa pesquisa é fazer levantamento dos estudos existentes na área da educação de surdos, e apontar a importância do ensino da LIBRAS para crianças ouvintes, verificando se a inclusão de alunos surdos está acontecendo realmente, ou se apenas estão sendo alocados em turmas do ensino regular. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo, sendo desenvolvida a partir de referencial bibliográfico e através da observação em sala, utilizando questionários para entrevistas. Existe uma preocupação voltada à inclusão das pessoas com deficiência, e quando falamos no surdo, deve-se pensar na acessibilidade comunicacional, pois é a barreira mais comum. Uma das possíveis soluções para sanar a problemática, seria ensinar LIBRAS aos ouvintes desde os anos iniciais. Assim, cresceriam sabendo se comunicar com os surdos, dando a eles oportunidade de interação com colegas e professores sem necessitar do intérprete. Esse conflito mostra que o aluno surdo está inserido nas escolas sem autonomia para interação. Percebe-se que os mesmos são excluídos e falta acessibilidade.
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