A necessidade da disciplina de libras no ensino fundamental

Autores

  • Márcia Cristina Florencio Fernandes Moret UNIR - Universidade Federal de Rondônia
  • Alexia Cabezas Cabezas da Rocha FIMCA/UNICENTRO - Faculdade de Educação de Jaru
  • João Guilherme Rodrigues Mendonça UNIR - Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5138

Palavras-chave:

Comunicação, Inclusão, Libras.

Resumo

A comunicação entre surdo e ouvinte é de grande relevância para o desenvolvimento de ambos, estabelecendo a interação entre eles. Assim, torna-se necessário que o ouvinte tenha acesso a língua de sinais nos anos iniciais de escolarização. O objetivo dessa pesquisa é fazer levantamento dos estudos existentes na área da educação de surdos, e apontar a importância do ensino da LIBRAS para crianças ouvintes, verificando se a inclusão de alunos surdos está acontecendo realmente, ou se apenas estão sendo alocados em turmas do ensino regular. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo, sendo desenvolvida a partir de referencial bibliográfico e através da observação em sala, utilizando questionários para entrevistas. Existe uma preocupação voltada à inclusão das pessoas com deficiência, e quando falamos no surdo, deve-se pensar na acessibilidade comunicacional, pois é a barreira mais comum. Uma das possíveis soluções para sanar a problemática, seria ensinar LIBRAS aos ouvintes desde os anos iniciais. Assim, cresceriam sabendo se comunicar com os surdos, dando a eles oportunidade de interação com colegas e professores sem necessitar do intérprete. Esse conflito mostra que o aluno surdo está inserido nas escolas sem autonomia para interação. Percebe-se que os mesmos são excluídos e falta acessibilidade.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Florencio Fernandes Moret, UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) -DOUTORADO/PPGEEPROF/UNIR/2020; Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Mestrado Profissional PPGEE/MEPE;  Especialista em Tradução e Interpretação da LIBRAS pela Faculdade Santo André (FASA) e em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Licenciada em Pedagogia e habilitação em Orientação Escolar pela Faculdade União Centro Rondoniense de Ensino Superior (UNICENTRO). Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Jaru, Professora e Coordenadora de Pós-Graduação na Faculdade FIMCA-UNICENTRO. Tem experiência em docência para nível superior e pós-graduação.  Atua nas áreas de: Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, didática, bilinguismo, inclusão e LIBRAS.

Membra dos grupos de Pesquisas:  Grupo Educa - Grupo Multidisciplinar em Educação e Infância - UNIR; Grupo de Pesquisa em Diversidade, Acessibilidade e Educação Inclusiva (GPDIN) - IFRO e Grupo de Estudos e Pesquisas em Agrotecnologia na Amazônia (GEPAA) – IFRO.  Currículo disponível na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0061145463575427

https://orcid.org/0000-0002-7366-8605

 

Alexia Cabezas Cabezas da Rocha, FIMCA/UNICENTRO - Faculdade de Educação de Jaru

Aluna do curso de Pós Graduação Latu Sensu em: Neuropsicologia Institucional e Educação Especial pela Faculdade Cesupeg. Pedagoga pela Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA/UNICENTRO. E-mail:alexiarocha45@gmail.com. Currículo disponível na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5822283247541010

https://orcid.org/0000-0002-2032-7786

João Guilherme Rodrigues Mendonça, UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda e em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de 26 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas á docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP. E-mail: jgrmendonca@bol.com.br. Currículo disponível da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283910757526854.

https://orcid.org/0000-0002-6970-4933

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.