v. 7 n. 3 (2020): Dossiê Práticas de Inclusão e Exclusão na Educação: Estudos, Relatos e Pesquisas

					Visualizar v. 7 n. 3 (2020): Dossiê Práticas de Inclusão e Exclusão na Educação: Estudos, Relatos e Pesquisas
Publicado: 2020-10-01
  • Práticas de in/exclusão na educação: estudos, relatos e pesquisas

    Carla Regina Rachid Otavio Murad, Iara Aparecida Garcia
    453 a 454
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4965

Revisão de Literatura

  • Revisão de literatura sobre gestão da inclusão escolar

    Marlucio Carlos de Melo
    455 a 465
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4973
  • Revisão de literatura sobre instrumentos de avaliação para rastreamento de sinais precoces de autismo: tipos e resultados alcançados

    Andreia Alves Guimarães Ribeiro
    466 a 477
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4974
  • Autismo e inclusão escolar: em busca de diálogos interdisciplinares com a dança.

    Douglas Louzakan Pereira Andrade, Carla Regina Rachid Otavio Murad
    478 a 495
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4975
  • A necessidade da formação de professores para atuar na educação inclusiva

    Inez Cristina Ferreira Fornel, Rosemar Rosa
    496 a 510
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4980
  • A construção do personagem autista no livro: O estranho caso do cachorro morto

    Rafael Luis Gomes de Oliveira
    511 a 528
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4976
  • O processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down nas escolas públicas a partir de teses e dissertações realizadas no Brasil no período de 2009 a 2019

    Juliana Lelis Marcacine, Naíma de Paula Salgado Chaves
    529 a 543
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4977
  • Inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista através do lúdico com foco na educação infantil

    Kéttima Rodrigues Silva, Ronny Diogenes de Menezes
    544 a 553
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4978
  • A formação de professores para a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista: um estudo qualitativo

    Simone França de Sousa, Ronny Diogenes de Menezes
    554 a 570
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4979
  • O professor de apoio na educação pública: um estudo sobre o seu papel no processo de inclusão

    Keilla Patricia Graciano Almeida, Ronny Diogenes de Menezes
    582 a 591
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4981
  • Comunicação verbal em língua portuguesa e inclusão escolar do adolescente com autismo

    Eva Aparecida de Oliveira
    615 a 629
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4983
  • Tecnologia assistiva na educação especial

    Gisele Silveira Dutra, Ronny Diogenes de Menezes
    630 a 639
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4984
  • A relevância da afetividade para a inclusão de alunos autistas na educação infantil

    Alessandra Maria Rodrigues, Cláudia Terra do Nascimento Paz
    640 a 651
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4985
  • Inclusão escolar de alunos com epilepsia: breve revisão da literatura

    Kárita Marques Rodrigues Lopes
    652 a 661
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4986

Relatos de Experiência

  • Tecnologia e inclusão do deficiente intelectual

    Dalva Alves Pereira Martins
    662 a 678
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4987
  • Das (IM)possibilidades teórico-metodológicas no ensino de língua portuguesa para surdos em contextos inclusivos

    Gabriel Silva Xavier Nascimento
    679 a 701
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4988
  • Relato de experiência de leitura partilhada entre uma professora em formação e um aluno com Síndrome de Ásperger em sala de recurso

    Lorena Goulart Lopes
    702 a 713
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4989
  • Investigando dificuldades na escrita de alunos em processo de alfabetização

    Márcia Beatriz da Cruz e Sousa
    714 a 730
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4990
  • Os saberes experienciais da docência em um projeto de ensino não formal de línguas para jovens e adultos surdos na cidade de Goiatuba-GO

    Neziran Teixeira Melo Becker
    731 a 742
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4991
  • A inclusão do aluno deficiente visual na escola regular

    Patricia da Cruz Marques Espindola
    743 a 756
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4992
  • Alfabetização compartilhada: relato de planejamento de protocolo de intervenção para um aluno com TDAH

    Vívian Almeida Alvares, Carla Regina Rachid Otavio Murad
    757 a 782
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4993
  • O professor de apoio no processo de inclusão na cidade de Uberaba/MG

    Marcia Fernanda de Oliveira Silva, Flavio Medeiros
    783 a 797
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4994
  • Escola com grade: desafios para a formação e a prática docente no sistema prisional de ensino

    Daniela Carla Monteiro, Rosilene Lima da Silva
    571 a 581
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4812

Relato de Pesquisa

  • Educação inclusiva: um diagnóstico das escolas de Ribeirão Preto quanto às ações de acesso e acessibilidade

    Marcos Alves Fontes
    798 a 821
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4995
  • Educação profissional inclusiva: panoramas e desafios de um campus avançado no Instituto Federal do Espírito Santo

    Natalia Caroliny da Silva Dias, Rosilene Lima da Silva
    592 a 614
    DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4982