Autismo e inclusão escolar: em busca de diálogos interdisciplinares com a dança.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4975Palavras-chave:
Autismo, Dança, Inclusão, Discurso.Resumo
O objetivo deste trabalho foi, a partir de uma revisão bibliográfica de estudos em dança e autismo, verificar o tipo de conhecimento que as práticas científicas de pesquisa nestes campos de conhecimento têm promovido no contexto escolar. O referencial teórico se pautou na noção de Michel Foucault (2004) de práticas discursivas que se constituem pela ordem do discurso poder-saber e que vai deixando marcas enunciativas constitutivas dos sujeitos através de práticas institucionais de produção escrita acadêmicas. Foram analisados quatro trabalhos de pesquisa escritos em língua portuguesa acessados e selecionados por meio das bases nacionais e internacionais publicadas nos últimos cinco anos. Os dados foram organizados e analisados em três frentes de indagação: interdisciplinaridade ou disciplinarização; educação e inclusão e sujeito e objetivo de pesquisa. Os resultados sugerem que as concepções de dança dos trabalhos provocam distorções nos desenhos metodológicos que, por sua vez, recortam os sujeitos em grupos-objetos segregados de controle. Concluímos que a escola, enquanto instituição, tem incorporado conhecimentos de diversos campos do saber com o objetivo precípuo de manter o controle destes sujeitos.Referências
BEZERRA, D. RIBEIRO, L. A história do ensino da dança no Brasil e o ensino na educação básica. Incomum Revista - Revista de Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades. V. 1, N.1 Instituto Federal de Goiás – IFG. Acesso em agosto de 2020. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/incomum/index. 2020
D’AGOSTINI, Fabiana Piccoli. Concepções de professoras que atuam na escola especial sobre a inclusão de alunos no ensino regular. Dissertação de Mestrado. Universidade Do Oeste de Santa Catarina. 2011.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Edições Loyola, São Paulo, 2004.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica/Secretaria de Educação Especial. Brasília. MEC/SEESP, 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>>. Acesso em: 20 fev. 2020.
SAGE, Daniel D. Estratégias administrativas para a realização do ensino inclusivo. In: STAINBACK, Susan; STAINBACK William (Orgs.). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
MOURA, J. P. S. Atendimento especializado a alunos com transtornos do espectro autismo: Desafios na realização da avaliação pedagógica no município de Barra Mansa/RJ (Dissertação de Mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP, p. 123. 2014.
ROCHA, S. P. D.; SILVA, C. D. Pibid interdisciplinar: um olhar sobre as contribuições da arte para a construção de objetos pedagógicos para pessoas com deficiências. Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, SC, v. 11, n. 1, p. 127-144, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6398/4673>. Acesso em: 30 Abril 2020.
RODRIGUES, I. D. B.; ANGELUCCI, C. B. Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, SP, v. 22, n. 3, p. 545-555, Setembro/Dezembro 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v22n3/2175-3539-pee-22-03-545.pdf>. Acesso em: 30 Abril 2020.
SILVA, E. D. C.; ORLANDO, R. M. A interface dança e autismo: o que nos revela a produção científica. Educação Especial , Santa Maria, RS, v. 32, n. Contínua, p. 1-18, 05 Junho 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/33121/html>. Acesso em: 30 Abril 2020.
VIANA, A. F. Dança, autismo e espaços de encontro. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, p. 392. 2015.
LIMA, F. C. D. et al. A Influência de práticas pedagógicas e terapêuticas não verbais no transtorno do espectro autista: as possibilidades para o profissional de educação física. Motricidade, v. 13, n. Especial, p. 87-96, 9 Setembro 2017. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v13nspe/v13nspea10.pdf>. Acesso em: 8 Maio 2020.
MARQUES, M; ROSA, F. A interdisciplinaridade como crítica à fragmentação do saber. Capítulo 9. in: FÁVERO, A. et al. Interdisciplinaridade e formação docente. p. 146-159. 2020. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23319_12105.pdf Acesso em agosto de 2020.
MAGALHÃES, A. P. L. D. S. B. Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves. Dissertação (Mestrado em Reabilitação Psicomotora) - Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana. Lisboa, p. 143. 2019.
MIRANDA, I. P. Dança em intervenção psicomotora: um estudo sobre os reguladores de interação social em crianças com perturbação do espetro do autismo. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Évora, Departamento de Esporto e Saúde. Èvora, p. 183. 2017.
NEVES, Anderson Jonas das et al. Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 43-70, jun. 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 16 jul. 2020.
REIS, C. A; ZANELLA, A.V. Arte e vida; vida e(m) arte: entrelaçamentos a partir de Vigotski e Bakhtin. Psicologia Argumento, v 32 n. 79, Supl 1. p 97-107. 2014 Acesso em ago 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20463VAZ,
P. S. B. B. A Influência da Música em Crianças com Autismo. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor) - Instituto Superior de Ciências Educativas. Ramada, p. 199. 2013.
YAGHAN-VIAL, N. M. L. B. Un caso para la clínica de las psicosis: Vaslav Nijinsky. Disponível em: Estados Gerais da Psicanálise. 2000. Disponível em: http://www.oocities.org/hotsprings/Villa/3170/NafiaMarianne.htm. Acesso em: agosto 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index