A relevância da afetividade para a inclusão de alunos autistas na educação infantil

Autores

  • Alessandra Maria Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo-IFTM
  • Cláudia Terra do Nascimento Paz Professora efetiva do IFSC, Campus Tubarão

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4985

Palavras-chave:

Afetividade, Autismo, Aprendizagem, Inclusão.

Resumo

O presente trabalho é requisito para conclusão do curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, ofertado pelo IFTM, e tem por objetivo identificar a relevância da afetividade no processo de ensino- aprendizagem do aluno autista, além de traçar estratégias para alcançar a excelência no processo educacional, tendo em vista o acesso à educação regular para alunos com necessidades especiais. Revisamos conceitos propostos por Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Vygostsk, balizados por estudiosos como Dantas (1992), Cury (2003) e Almeida (1999), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, utilizando como procedimento técnico para coleta de dados a revisão de literatura, de cunho bibliográfico. A interpretação das informações se deu por meio do cruzamento de teorias que abordam a inclusão e a afetividade, através da qual foi possível estabelecer uma relação entre a afetividade e a inclusão, em especial do aluno que apresenta o Transtorno do Espectro Autista. Os resultados apontaram que a afetividade tem papel de extrema relevância no processo de aprendizagem, uma vez que são as relações sociais (aluno-aluno, aluno-professor, aluno-escola) que vão determinar o bom desempenho dos alunos, inclusive, dentro das perspectivas do autismo, ultrapassando barreiras e realizando uma verdadeira inclusão na escola regular, oportunizando, assim, a aprendizagem.

Biografia do Autor

Alessandra Maria Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo-IFTM

Graduada em Química. Pedagogia. Especialização em Ensino de Biologia. Professora da Rede Municipal de Ensino em Uberaba-MG. 

Cláudia Terra do Nascimento Paz, Professora efetiva do IFSC, Campus Tubarão

Orientadora, Graduada em Pedagogia. Educadora Especial. Psicopedagoga. Doutora em Educação pela UFRGS. Professora efetiva do IFSC, Campus Tubarão.

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Publicado

2020-10-01